Publicado 24 de Agosto de 2013 - 10h57

Por Correio.com

Cena do espetáculo Quem com Porcos se Mistura Farelo Come

Divulgação

Cena do espetáculo Quem com Porcos se Mistura Farelo Come

O Grupo Vão volta a se apresentar em Campinas, além de fazer um seminário e espetáculo solo com da dançarina Patrícia Árabe, que também ministra oficina. O grupo, formado por ex-alunas de dança da Unicamp, faz curta temporada em Campinas a partir de sábado (24), no Lume, com o espetáculo Quem com Porcos se Mistura Farelo Come, depois de passar pela sede da Funarte, na capital paulista.

Com seu novo espetáculo Quem com Porcos se Mistura Farelo Come, as dançarinas seguem sua investigação na pesquisa corporal iniciada com Bando, experimentando novas possibilidades de criação em dança a partir da investigação de um corpo múltiplo e da ideia de contágio - com o público distribuído de forma que o contágio aconteça mais facilmente. Subsidiado pelo Proac, o espetáculo tem apresentações gratuitas no Lume e no Instituto de Artes da Unicamp. As apresentações integram a programação do Unidança.

“Este espetáculo investiga a questão do contágio. É um aprofundamento corporal da pesquisa feita em Bando no que se trata dos aspectos coreográficos. Mostramos como o corpo se contagia com o outro na mistura de corpos e no prazer do movimento. Acredito que este espetáculo não seja tão incômodo como Bando, mas o espectador com certeza vivencia uma situação interessante”, explica Isis Andreatta, uma das bailarinas do grupo junto com Carolina Minozzi, Juliana Melhado, Júlia Monteiro e Patrícia Árabe.

Espetáculo solo

Na segunda e na terça, a bailarina Patrícia Árabe, fundadora do Grupo Vão, apresenta seu espetáculo solo Onde o Oposto faz a Curva, que surgiu das experiências vividas com seus colaboradores (Morena Nascimento, Renato Ferracini e Tadashi Endo). “Com certeza a pesquisa corporal é um acumulo da minha história na dança”, afirma bailarina. Oficialmente criado em março deste ano pela bailarina, o espetáculo, também contemplado pelo Proac é um convite aos espectadores a entrarem na dança com Patrícia. A bailarina realizada duas únicas apresentações na cidade, na sala AD6, do Departamento de Dança da Unicamp, instituição na qual cursou bacharelado e licenciatura em dança. Na terça ministra a oficina O Corpo Curioso, na qual cada participante é convidado a investigar as transformações do corpo.

AGENDA

Quem com os porcos se mistura farelo come

Sábado e domingo, às 19h30, no LUME Teatro (R. Carlos Diniz Leitão, 150. Vila Santa Isabel - Barão Geraldo)

Segunda, às 19h, no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp

Classificação: 14 anos.

Entrada franca

 

Onde o oposto faz a curva – solo com Patrícia Árabe

Segunda, às 12h30 e terça, às 19h na Sala AD 06 Departamento de Dança da Universidade Estadual de Campinas. Rua Pitágoras 500

Classificação: 14 anos.

Entrada franca

SEMINÁRIO

Quarta, 28, a partir das 14h

Conversa: “O corpo em estado de criação” com Renato Ferracini e demonstração técnica com Grupo VÃO e Renato Ferracini.

Oficina: O corpo múltiplo

A oficina “O corpo múltiplo” será ministrada por integrantes do Grupo VÃO e terá como objetivo compartilhar procedimentos e práticas desenvolvidas durante a criação do espetáculo “Quem com porcos se mistura farelo come

Público alvo: estudantes, artistas, pesquisadores em artes cênicas e interessados em geral

Faixa etária: acima de 16 anos

Número de participantes: 20 pessoas

* Gratuito

Escrito por:

Correio.com