Publicado 12 de Agosto de 2013 - 10h57

Azzan e obra inspirada em 'A Metamorfose', de Franz Kafka

Divulgação

Azzan e obra inspirada em 'A Metamorfose', de Franz Kafka

O artista plástico Alvaro Azzan sempre foi um apaixonado por livros. Por isso, decidiu transportar muitas de suas obras e escritores favoritos para as telas, criando a exposição Litteris, em cartaz a partir desta segunda-feira (12) na Livraria Pontes.

Ernest Hemingway, Dante Alighieri, Fernando Pessoa, José Saramago, Fernando Sabino e Machado de Assis são alguns dos autores representados por Azzan em estilos que vão do abstrato ao figurativo. Ao todo, são 25 obras em óleo sobre tela, que ficarão expostas até 7 de setembro.

O artista plástico Alvaro Azzan abre mostra de telas inspiradas por seus livros e autores favoritos“Sempre tive a ideia de pintar sobre escritores e livros que tenho na minha biblioteca, que fizeram ou ainda fazem parte da minha vida. Tem desde autor que minha mãe lia para mim quando eu era pequeno até outros que leio atualmente. Por isso gosto de dizer que essa é uma série que não tem fim, porque posso pintar algum escritor novo que venha a conhecer, ou mesmo um livro que ainda não conheço de algum autor que sou fã”, explica o artista.

A mostra Litteris já foi exposta em Campinas e em São Paulo em 2011, mas há uma obra inédita para este ano, conta Azzan: o quadro 'Arte e Preguiça', baseado no livro 'Macunaíma', de Mário de Andrade. “Nada está explícito visualmente, mas depois que a pessoa vê a identificação, ela consegue associar. Em muitos casos, trata-se de um elemento que faz parte da história e que eu tiro dali para passar para o quadro”, afirma.

Carreira

Alvaro Azzan trabalha com diversas técnicas e atua em vários estilos de desenho e pintura, tendo como destaque os trabalhos de giz-pastel, nos quais apresenta um domínio aguçado da técnica. Exerce ainda atividade na área de montagem de exposições de arte e museológicas, sendo o último trabalho no Museu de Arte Contemporânea de Campinas com uma exposição realizada pelo Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA).

Agende-se 

O quê: Exposição Litteris, de Alvaro Azzan

Quando: Desta segunda-feira (12) a 7 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Onde: Livraria Pontes (Rua Dr Quirino, 1.233, Centro, fone: 3236-0943)

Quanto: Entrada franca