Publicado 26 de Agosto de 2013 - 10h04

Por Milene Moreto

Bruna Mozer/Interina

O secretário de Transportes, Sergio Benassi, e o presidente da Serviços Técnicos Gerais (Setec), Sebastião Sérgio Buani dos Santos, estarão na Câmara na próxima quarta-feira, às 9h, para dar explicações sobre o contrato, sem licitação, firmado com a Colt Security. Além da contratação direta, o caso chamou a atenção porque a empresa de vigilância tem como proprietário o ex-vereador Sidnei Lourenço, do PSB, mesmo partido do prefeito Jonas Donizette, o que causou a ira da oposição. Explicações 2

As explicações poderão respingar no vereador Jorge Schneider (PTB), uma vez que o filho dele, Rogério Schneider, trabalha na Colt. Alguns vereadores prometem não poupar perguntas, inclusive as que envolvam o colega de mandato. Rogério atua no departamento comercial. Questionado, o petebista defendeu o rapaz afirmando que ele é amigo pessoal de Lourenço e tem capacidade para ocupar tal função.

Audiência

E, tratando-se de audiência pública, hoje o clima da Câmara promete esquentar. Às 9h está marcado um debate aberto para discutir o subsídio pago às empresas de transporte de Campinas, como forma de compensar a redução da tarifa de ônibus aprovada pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) em junho. À noite, na sessão, os vereadores votam o projeto que autoriza o pagamento. A oposição promete não dar sossego. E, mais, manifestantes se organizam para marcar presença no plenário.

Reforço

O presidente da Câmara, Campos Filho (DEM), até já pediu reforço à Guarda Municipal. O movimento ainda é tímido na internet, mas o democrata quis se previnir.

Reclamadas

A Câmara também vota hoje projeto de lei que obriga o Procon-Campinas a divulgar a lista das empresas mais reclamadas pelos clientes. A proposta é que essa publicação seja feita no 'Diário Oficial' ou no site do órgão. O autor da proposta é vereador Zé Carlos (PMDB).

Dilma aqui

A presidente Dilma Rousseff confirmou presença em Campinas para a próxima quinta. Ela vai participar da inauguração de um conjunto habitacional construído por meio do Minha Casa, Minha Vida. Em clima de campanha, a presidente iniciou uma agenda positiva pelo interior do País. A visita da petista deverá mobilizar o meio político campineiro, principalmente os “papagaios de pirata”.

Não é só ela

Aliás, não é só Dilma que resolveu visitar o Interior. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem marcado presença na região e constantemente é visto por aqui. As informações dão conta de que ele também iniciou uma agenda positiva pelo Estado, já vislumbrando a disputa do ano que vem.

PT

As eleições internas do PT também ganham força. O partido realiza hoje debate entre os seis candidatos à presidência nacional, a partir das 11h, com transmissão pelo site da sigla. Os militantes Renato Simões e Valter Pomar, ligados a Campinas, também disputam a direção do partido.

CIS-Guanabara

Campinas recebe na próxima quarta, às 18h30, um espaço para o debate voltado à tecnologia: a Casa da Cultura Digital. Trata-se de um espaço para grupos interessados em promover projetos, oficinas, eventos relacionados à cultura digital na RMC. A cerimônia de inauguração é aberta ao público e será realizada na Sala Multiuso do Centro Cultural de Integração e Inclusão Social (CIS-Guanabara). Um dos organizadores do evento é o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied), ligado à Unicamp.

Escrito por:

Milene Moreto