Publicado 11 de Agosto de 2013 - 5h00

Por Daniela Nucci

Uma variedade de sabores pode ser apreciada em pratos como o carré de cordeiro ao pesto amarelo e o charuto de folha de uva, além dos tradicionais esfirras e quibes

Divulgação

Uma variedade de sabores pode ser apreciada em pratos como o carré de cordeiro ao pesto amarelo e o charuto de folha de uva, além dos tradicionais esfirras e quibes

Nem só de esfirras e quibes se faz uma boa refeição árabe. Além do universo de temperos, a grande marca dessas iguarias é a combinação requintada de carnes, legumes, grãos e verduras. Prova disso é o cardápio do restaurante Riyad Esfihas Especiais.

Batizada com o nome da bela e imponente capital da Arábia Saudita, a casa tem mais de 20 anos de tradição. Os pratos oferecem uma variedade de sabores, como o carré de cordeiro ao pesto amarelo, servido com arroz árabe. Já leveza e paladar ímpar são as marcas do charuto de folha de uva, que vem com coalhada seca e pão sírio. “Ele é nosso carro-chefe. A folha de uva que usamos é importada da França e tem um sabor incrível”, diz o proprietário da casa, André Penna. A diversidade de cortes de cordeiro é outro diferencial do restaurante. O cliente pode saborear picanha, costela, linguiça e até quibe recheado com a carne. Outras iguarias de dar água na boca são o couscous marroquino, a abóbora recheada e os kebabs, sanduíches árabes preparados no pão folha com recheio de carnes como filé-mignon e kafta. Para os adeptos de uma linha mais light há o vegetariano e o de abobrinha.

No almoço, a casa serve pratos executivos, de segunda a sábado, das 11h30 às 15h. Entre os itens mais pedidos está o espeto árabe de filé-mignon ou frango com cebola, tomate e pimentão grelhados, acompanhado de arroz árabe, molho especial de alho e pão sírio.

Entre as pedidas mais tradicionais estão beirutes, esfirras e quibes. São 11 versões de beirutes, como as de rosbife, de picanha de cordeiro e de filé-mingon, todas com alface, tomate e batata frita. De esfirras são 24 sabores salgados e doces. Há opções já bastante conhecidas, como carne e queijo, e as especiais, como a de coalhada e a Riyad, com mozarela, presunto picado, carciofini e champignon. No cardápio também há quibe frito de cordeiro, vegetarino, catupiry e carne, além do assado e cru. Fora as pastas árabes: tabule, hommus (pasta de grão-de-bico), babaganuch (pasta de berinjela) e coalhada seca.

Na categoria sobremesas árabes, destaque para o knefe (ninho de nozes) e o baklava (folhado), além das esfirras doces fechadas. A casa oferece serviço de delivery e espaço para realização de festas e confraternizações.

 

Riyad Esfihas Especiais

Rua Antonio Lapa, 382, Cambuí, f (19) 3254-3458

Almoço: de segunda a sábado, das 11h30 às 15h; Jantar: de domingo a quarta e feriados, das 17h às 23h; de quinta a sábado, das 17h à meia-noite

Escrito por:

Daniela Nucci