Publicado 09 de Agosto de 2013 - 0h00

Colunista Amir Calil

Divulgação

Colunista Amir Calil

Bom dia

A inveja é como o câncer, vai e volta, mas não tem cura.

Aniversariantes

Eles recebem cumprimentos pela data maior: Andréa Curti, Erica Amêndola, Darcy Ordine, Luiz Odilon Tinoco Cabral Lima, Rivaldo Luiz Cavalcante, Vera Calil Bianchi, Rubens Cavalcante Neto, Marcio Laguna Quintino, Antonio Alberto de Felício, Carlos Sauaia, Mariana Azevedo Souza, Anália Tormena, Josiane Matos, Irani Figueiredo Pacini, Luiz César Barilari e Fafá de Belém.

*

Às 20 horas, Raquel Innechi com os sobrinhos recebem o ombro amigo e um sorriso de estou aqui, no Culto de Ação de Graças pelo encontro com o Pai, de Wanda Baptista. Dona Vanda, a senhora teve uma linda missão nesta terra. Fique com Deus.

*

Às 17 horas, na igreja São Benedito, Neusa Galdiano Cury e sua irmã Naide, recebem os pêsames na Missa de Trigésimo Dia de Hilda Colichio Galdiano.

*

Inicia hoje a Festitalia no Morro de São Bento. Marilena Sartore comanda o macarrone. E muita Tarantela. Segue ate domingo.

*

Os irmãos Homero e Tereza Cozac, Carlinda Musa e Vilson Kater estão caminhando entre as hortênsias de Campos de Jordão.

*

A risonha e coração gigante Cidinha Carvalho com o todo poderoso presidente Jose Carlos Carvalho dançam a valsa dos 109 anos da ACIRP, no Centro de Eventos Taiwan.

Arroz com lentilhas

Sertãozinho deve ganhar dois shoppings. Em uma área próxima ao Cristo, o projeto da empresa mineira Muller Partiners deve sair do papel nos próximos 90 dias. A previsão é que o centro de compras, com 35 mil metros quadrados de área construída, 136 lojas e 1 mil vagas de estacionamento seja concluído em outubro de 2015, com investimento de R$ 100 milhões.

*

O segundo, é o do Grupo North Empreendimentos Brasil em parceria com a Beabisa Empreendimentos. O shopping seria construído em uma área próxima à Rodovia Armando Salles de Oliveira, com 118 lojas e 1.100 vagas de estacionamento. Com previsão de entrega para o ano que vem.

*

O Hospital São Francisco realiza, no dia 23 de agosto, a partir das 8h30min, no Stream Palace Hotel, a 18ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar de Ribeirão Preto, conhecida como um dos principais eventos da especialidade no país. A jornada deve receber cerca de 300 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, entre outros. A programação será composta por conferências de profissionais reconhecidos internacionalmente, intercaladas com debates, oficinas e mesas redondas.

*

A abertura da 18ª Jornada será às 8h30min com a palestra sobre “Higienização das Mãos: já falamos o bastante?”, ministrada pela presidente do evento Dra. Silvia Nunes Szente Fonseca, médica graduada pela Faculdade de Medicina da USP-SP e mestre em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Yale (Estados Unidos), e com fellowship em doenças infecciosas pela Universidade de Yale. Desde 1994, Silvia é responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto e, desde 2011, atua como membro da diretoria da SHEA – Society for Healthcare Epidemiology of America (em tradução livre para o português, Sociedade de Saúde Epidemiológica da América).

*

"A Jornada é o momento ideal para reunirmos profissionais de diversas localidades e áreas de atuação. O controle efetivo de infecção hospitalar é uma preocupação constante de todos os profissionais de saúde e a troca de experiências é fundamental para avançarmos nesta área," explica Dra. Sílvia.

*

Dando sequência ao evento, Denise Brandão, abordará em sua conferência o tema: as infecções que transtornam nosso dia a dia: coqueluche, influenza, varicela, tuberculose. Há esperança? A coordenação desta apresentação ficará a cargo de Geraldine Madalosso, atual médica da rede estadual e municipal de Saúde.

*

O encerramento das atividades do período matutino da 18ª Jornada será com uma apresentação e debate sobre as Histórias de Sucesso no Controle de Infecção Hospitalar, coordenado pela Dra. Silvia Nunes Szente Fonseca (Ribeirão Preto/SP) e com participação dos palestrantes Luis Fernando Baqueiro Freitas (Ribeirão Preto/SP), Denise Brandão (São Paulo/SP) e Vânia Cantarella (Ribeirão Preto).

*

No período da tarde, das 13h45min às 18h, acontecerão três oficinas simultâneas com os temas esterilização; Hospital Pediátrico e maternidade; e Programas de Uso Racional de Antimicrobianos/Resistência Antimicrobiana. A comissão científica da Jornada é formada pelos profissionais: Woe Tong Chan, Ivana Costa Lucca, Silvia Nunes Szente Fonseca e Sônia Regina Kunzle.

*

A Associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, está investindo R$ 2 milhões em uma nova estrutura para abrigar os camarotes durante o evento que acontece de 15 a 25 de agosto. A estrutura com dois andares está sendo construída com pré-moldados em concreto e ficará fixa do lado direito do Estádio.

*

Um vão entre o platô e o primeiro piso permitirá a passagem de ambulâncias, carros do Corpo de Bombeiros, e qualquer outro veículo que seja necessário. Com a novidade as arquibancadas ganham mais espaço, cerca de 5 mil novos lugares. Novas escadas também estão sendo construídas na arquibancada para facilitar o fluxo do público.

*

Segundo o presidente da Associação Os Independentes, Hugo Resende Filho, o investimento é voltado para a segurança. “Com esta nova estrutura tanto o público dos camarotes, quanto o da arquibancada, terá mais segurança, conforto e tranquilidade para transitar pelo Estádio mesmo durante os dias com maior movimentação”, afirmou. Projeto inédito desenvolve a maior enciclopédia virtual de plantas do Brasil.

*

Com apoio do PROAC, projeto de ribeiraopretano deverá ser concluído em 2015 e precisa de mais um patrocinador para completar verba para implantação.

*

Até setembro de 2015, o projeto “Jardim Botânico Virtual: Atravessando Fronteiras” disponibilizará na internet a maior enciclopédia virtual de plantas do Brasil para pesquisas. Desenvolvido pelo Instituto Biotropica, o guia será acessado gratuitamente por órgãos públicos, ONGs, escolas e bibliotecas de todo o estado de São Paulo.

*

O catálogo já conta com patrocínio da Companhia de Bebidas Ipiranga e da Madeiranit, através do Programa de Ação Cultural, o PROAC, mas ainda precisa de outra empresa patrocinadora para completar o investimento. “Disponibilizamos três cotas de patrocínio e ainda estamos com uma cota sem preencher. O instituto está procurando o apoio de mais uma empresa da região”, reforça o idealizador do guia Dr. Emerson Iossi, presidente do Instituto Biotropica e pós-doutorando da Unesp de Jaboticabal.

*

Com apoio Institucional da Reitoria da UNESP e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o catálogo visa se tornar instrumento básico de pesquisa e consultas por diversas instituições. “Queremos ser referência para a produção de mudas e projetos de reflorestamento, nortear e instigar a criação de projetos socioculturais na linha de cosméticos, energia e artesanatos, promovendo o desenvolvimento sustentável de comunidades regionais”, explica o idealizador do projeto.

*

A enciclopédia trará imagens, textos, glossários e sons da pronúncia dos nomes científicos em latim, características das espécies, indicação dos ambientes para desenvolvimento, além de informações sobre aplicações e possibilidades dos usos das plantas. O site será de traduzido em três idiomas: português, inglês e espanhol e acessível para tablets e smartphones.

Corrida

No próximo domingo 2.000 pessoas participarão da corrida Track&Field Run. O Studio 2You comandado por Marcelo Rocha e Gabriel Gianetti estará no local com toda equipe para dar suporte, hidratação e alimentação específica antes e depois da corrida para os 70 alunos do Studio que participarão do único evento com largada dentro do Ribeiraoshopping. A Track&Field Run terá corridas de 5KM e 10KM.

eQUIPE DE CORRIDA