Publicado 23 de Agosto de 2013 - 7h59

Por Agência Anhanguera de Notícias

Cristiane Parente e Fabiano Ormaneze com o livro lançado no encontro

Divulgação

Cristiane Parente e Fabiano Ormaneze com o livro lançado no encontro

O projeto Correio Escola Multimídia, do Grupo RAC, passará a oferecer, a partir do dia 11 de setembro, um curso de extensão em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Um convênio de parceria foi assinado entre as duas instituições para oferecimento, de forma gratuita, do curso Leitura, Comunicação e Mídia, voltado para professores de ensinos Fundamental e Médio de todas as disciplinas.

As inscrições para o curso estão abertas até o dia 30 de agosto, no site da Escola de Extensão da Unicamp (www.extecamp.unicamp.br). Na página do Correio Escola Multimídia (www.correioescola.com.br) também é possível acessar o link para se inscrever. As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, na Faculdade de Educação. O curso se estende até 9 de dezembro. São 30 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

O objetivo do curso é oferecer subsídios para o trabalho com as diversas mídias na sala de aula, a partir de uma leitura crítica da produção noticiosa e das interfaces com o conteúdo programático. Para a coordenadora-geral do projeto, Cecília Pavani, a parceria é uma forma de integração da experiência conquistada pelo Correio Escola Multimídia, desde a sua instalação, em 1992, e o conhecimento científico acumulado por um dos principais centros de pesquisa na área de educação do mundo. O Correio Escola, desde o seu início, tem como objetivo oferecer formação continuada a educadores, com a realização de cursos, seminários e publicações, para a formação de leitores e trabalho com mídia na escola.

“Para nós, é motivo de muito orgulho a formalização dessa parceria. O Correio Escola Multimídia sempre prezou pelo aumento dos níveis de leitura e a importância da formação continuada de professores e agora conta com um apoio de grande importância”, ressaltou Cecília.

O projeto do curso foi baseado na experiência do Correio Escola Multimídia e em pesquisas na área de leitura e educomunicação, campo em ascensão no Brasil, que trata, de forma científica, da relação entre educação e comunicação, tanto em ambientais tradicionais, como jornais e TVs, como produções independentes, como blogs e jornais comunitários.

O intercâmbio com a Unicamp no curso é realizado pelo professor Ezequiel Theodoro da Silva, da Faculdade de Educação, e autor de cerca de 40 livros sobre educação e leitura, responsável também por ministrar parte das aulas. “O curso resulta de duas experiências que se juntam em benefício da formação de professores. De um lado, a experiência acadêmica e investigativa de professores da Unicamp e, de outro, a experiência prática dos integrantes do Correio Escola.

Certamente, essa parceria tornará os participantes mais sensíveis e preparados para tratar os aspectos midiáticos que podem ser pensados no planejamento de suas disciplinas”, explicou.

Além de Silva, o curso terá aulas também com professores e jornalistas com experiência na área de educação e formação docente. A extensão universitária terá 72 horas e o certificado será emitido pela Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp).

Iniciativa foi destaque em encontro da ANJ 

Termina no sábado (24) em Fortaleza (CE), o encontro anual de coordenadores de programas de jornal e educação, da Associação Nacional de Jornais (ANJ). A parceria da Unicamp com o Correio Escola Multimídia foi destacada entre as apresentações do encontro, iniciado na terça-feira, que reúne profissionais de cerca de

40 jornais brasileiros com projetos de incentivo ao uso da mídia na escola. O Correio Escola Multimídia está representado pelo coordenador de jornalismo do projeto, Fabiano Ormaneze, que também é um dos docentes do curso da extensão universitária na Unicamp.

No evento, Ormaneze lançou, ao lado da coordenadora nacional dos projetos, Cristiane Parente, o livro Educomunicação, Redes Sociais e Interatividade, organizado pelos dois e por Cecília Pavani, coordenadora-geral do Correio Escola Multimídia. A obra reúne artigos e textos das conferências do 6 Seminário Nacional “O Professor e a Leitura de Jornal”, realizado no ano passado na Unicamp. A obra foi lançada pela editora Leitura Crítica e está à venda nos sites: www.alb.com.br e www.leituracritica.com.br, por R$ 30,00.

 

Escrito por:

Agência Anhanguera de Notícias