Publicado 22 de Agosto de 2013 - 16h05

Animais no Centro de Zoonoses, para onde o cachorro suspeito foi levado

Reprodução

Animais no Centro de Zoonoses, para onde o cachorro suspeito foi levado

Um cachorro, que seria da raça pitbull, atacou seu novo tutor na manhã de quarta-feira (21), em São José dos Campos, próximo ao Centervale Shopping. O homem, de 46 anos, foi mordido com gravidade nas mãos e braços, segundo o Corpo de Bombeiros.

Foi socorrido no Hospital Municipal, onde fez os curativos e está internado em observação. Segundo a Secretaria de Saúde de São José, tomou vacina antirrábica no hospital e não corre risco de vida. Segundo os bombeiros, o homem disse que ganhou o cão ontem mesmo e que estava passeando com o animal pela primeira vez. O cão teria uns quatro anos de idade e estava com aparência de desnutrido.

Ainda não se sabe o motivo, mas, próximo a um depósito de lixo, o cão teria se assustado e atacado o tutor, segundo o comerciante Carlos Alves Camon, que ajudou a socorrê-lo.

"Foi necessário meu filho com uma barra de ferro partir para cima do animal para separá-lo. Ele mordeu com muita força o homem", disse Calmon.

Depois do ataque, o cão conseguiu fugir dos bombeiros em direção ao estacionamento do supermercado Extra e depois para a Vila Bethânia. Os bombeiros montaram um operação para alcançá-lo, sem sucesso.

No final da tarde, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) capturou um cachorro, em uma casa no Jardim São Dimas, que pode ter sido o cão agressor. O cão apreendido não é da raça pitbull, mas, segundo o CCZ, é um vira lata com características semelhantes, que pode causar confusão em leigos.

"O animal capturado tinha marca de sangue no pescoço e que não era dele, daí a suspeita de ter sido o cão que atacou o homem", informou a assessoria de imprensa da Saúde. O cão vai ficar no CCZ por 90 dias em observação.

De acordo com o Centro, todo o animal feroz, como é o caso dos cães da raça pitbull, só deve sair nas ruas com coleiras e focinheiras. O cão que atacou o homem ontem não estava com focinheira.