Publicado 12 de Agosto de 2013 - 10h49

Por Agência Estado

Com a implantação de mais 13 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus o tráfego de carros no Corredor Norte-Sul registra lentidão na manhã desta segunda-feira (12). Às 9h, o sentido aeroporto da via tinha mais de 10 km de engarrafamento - 11% de todo o índice de congestionamento da cidade de São Paulo. Nesta segunda também tem início a faixa exclusiva na Avenida Indianópolis, na zona sul da cidade, região com a maior lentidão nesta manhã. Em toda a capital paulista, o congestionamento nas vias monitoradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) superou os 100 km das 8h até as 9h.

As novas faixas de ônibus fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus lançada há cerca de um mês pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é justamente priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade de São Paulo, reduzindo o tempo das viagens dos ônibus. Segundo a CET, nesse período a velocidade dos coletivos nos locais que receberam as novas faixas praticamente dobrou. Ao todo, mais de 60 quilômetros de faixas exclusivas já foram instaladas.

Marginais

As pistas marginais dos rios Pinheiros e Tietê são responsáveis por mais de 30% do trânsito de São Paulo nesta manhã. Às 9h, a Marginal do Tietê tinha mais de 13 km de filas em direção à rodovia Castelo Branco. Na Marginal Pinheiros, o motorista enfrenta problemas no sentido Interlagos, onde a CET registrava 14,5 km de congestionamento.

Escrito por:

Agência Estado