Publicado 22 de Agosto de 2013 - 16h34

Por France Press

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos propôs nesta quinta-feira (22) que um possível acordo de paz com a guerrilha das Farc seja referendado pela população nas eleições prevista para 2014, e para isso apresentará um projeto de lei ao parlamento. "O governo nacional vai apresentar no Congresso nesta quinta um projeto de lei estatutária que permita que os acordos finais para pôr fim ao conflito possam ser apresentados em um dia que coincida com as eleições do Congresso, que seria o que estamos procurando, ou nas eleições presidenciais de 2014", afirmou antos na seda da presidência.

"O processo de paz avança, as conversações em Havana avançam e temos a responsabilidade, a obrigação, de prever qualquer instância que seja necessária se os acordos se formalizarem, para que o povo colombiano seja o dono da última palavra", assinalou.

O governo de Santos realiza desde o final de 2012 um processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), com uma mesa de conversações em Havana, e até agora discutiram dois de cinco pontos: o desenvolvimento rural e a participação política da guerrilha.

Escrito por:

France Press