Publicado 23 de Agosto de 2013 - 17h38

Novos soldados foram recebidos em cerimônia em Campinas

Edu Fortes/AAN

Novos soldados foram recebidos em cerimônia em Campinas

Uma solenidade especial realizada na manhã de sexta-feira (23) no quartel do 28º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), em Campinas, em comemoração ao Dia do Soldado (25 de agosto), celebrou o ingresso de cerca de 700 novos recrutas nas unidades militares do Exército sediadas na cidade. Muitos deles poderão participar do trabalho de segurança durante a realização da Copa do Mundo de futebol pelo País no ano que vem.

Além da participação de comandantes militares, autoridades civis e religiosas, a cerimônia contou com a presença do comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, o general José Eduardo Pereira, do comandante do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 19º Contingente Batalhão Brasileiro no Haiti (Brabat 19), o coronel Anísio David de Oliveira Júnior, e do vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira (PSDB).

O representante do Executivo reafirmou o interesse da Prefeitura em colocar em prática uma parceria com o Exército para a realização de ações no campo social, ambiental e no combate a dengue na cidade nos próximos meses. Nesse último item, além do repasse de informações úteis nos domicílios, as Forças Armadas pretendem desenvolver um trabalho educacional com as crianças. "Queremos que elas aprendam e sejam fiscais das famílias" , explicou o coronel David.

Essas atividades farão parte do treinamento que o batalhão local, da Capital e de outras cidades do Interior e Litoral paulista terão antes de iniciar mais uma missão de paz no Haiti. O embarque será a partir da segunda quinzena de novembro. O retorno está previsto para junho de 2014. Em outubro, os 1,2 mil soldados que viajam se concentrarão em Campinas, onde realizarão o treinamento conjunto.