Publicado 11 de Agosto de 2013 - 14h36

Por Yasmine Souza

Orgulho = Padre Pedro exibe solidéu que será exposto em Americana

Élcio Alves/ AAN

Orgulho = Padre Pedro exibe solidéu que será exposto em Americana

Quem visitar o Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana, vai poder ver de pertinho o solidéu oficial do papa Francisco — chapeuzinho que faz parte dos ornamentos do chefe da Igreja Católica —, que foi usado em uma das missas celebradas no Brasil.

Ainda não há previsão de quando a “relíquia” entrará em exposição no Santuário, já que o mostruário feito de vidro ainda não está pronto. O padre Pedro Leandro Ricardo, que também é o reitor do Santuário, conta que a trocou o solidéu com o papa após a missa celebrada na Catedral do Rio de Janeiro, no dia 28 de julho.

“Levei um solidéu, que foi confeccionado por freiras de Cabreúva, e no final da missa, na sacristia, ofereci ao Papa e ele me deu o dele em troca”, conta.

Fiéis já tocaram solidéu durante as missas

O solidéu do papa Francisco chegou em Americana e pôde ser tocado por fiéis católicos durante as celebrações realizadas em dois finais de semana. “A população acredita que este solidéu é um pedacinho dele aqui por perto”, disse o padre Pedro.

O solidéu representa a hierarquia na Igreja Católica. O branco só é utilizado pelo papa, o vermelho por cardeais e o violáceo — um tom de rosa — é usado por bispos e arcebispos.

Escrito por:

Yasmine Souza