Publicado 10 de Agosto de 2013 - 9h00

O empresário João Doria Jr.: grupo criado há dez anos promove debates e palestras em todo o País

Cedoc/RAC

O empresário João Doria Jr.: grupo criado há dez anos promove debates e palestras em todo o País

O evento, que será aberto às 9h, reunirá 300 lideranças empresariais e públicas para debater desenvolvimento econômico, educação, logística e infraestrutura na região, e acontece no Hotel Royal Palm Plaza. No encontro, haverá o lançamento oficial do Lide Campinas, recentemente criado.

O ciclo de palestras será aberto pelo secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, trazendo o desafio das grandes metrópoles: a mobilidade urbana. Para melhorar o sistema de transporte público e desafogar o trânsito de Campinas, a Secretaria de Transportes já solicitou à Caixa Econômica Federal uma verba extra para custear o projeto do Bus Rapid Transit (BRT). Os corredores exclusivos de ônibus ligarão as regiões do Campo Grande e Ouro Verde ao Centro. Serão investidos R$ 340 milhões nas obras.

Na sequência, Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro do Turismo e presidente do Conselho da Kroton Educacional, falará sobre as vantagens e efeitos econômicos e sociais da educação. Neste campo, uma das iniciativas do município é a adesão ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Lançado pelo Ministério da Educação há menos de um ano, o programa visa alfabetizar as crianças de no máximo oito anos até o final do 3 ano do Ensino Fundamental.

“O evento foi estruturado para dar continuidade aos debates ocorridos em 2012 em prol do desenvolvimento econômico e social de Campinas e região. A expectativa é que o encontro seja um indutor, um estimulador nos processo de desenvolvimento, uma vez que traz um debate altamente saudável e positivo sobre os temas solicitados pelas comunidade empresarial e civil da região de Campinas”, afirma João Doria Jr., presidente mundial do Lide.

No primeiro fórum, realizado em agosto de 2012, empresários e políticos defenderam a aproximação do poder público com o setor privado como forma de promover o desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Assim como neste ano, a ideia foi unir forças e levantar propostas em torno dos principais gargalos da região. Temas como segurança, educação, saúde, logística, infraestrutura e transparência na gestão pública passaram pela análise dos palestrantes e personalidades convidadas para os debates. As discussões serviram de base para criação de uma carta de intenções entregue às administrações municipais das 19 cidades da região.

Fundado em junho de 2003, o Lide tem atualmente 1.400 empresas filiadas, considerando unidades regionais e internacionais, que representam 51% do PIB privado brasileiro.

O objetivo do grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados diversos eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público.