Publicado 09 de Agosto de 2013 - 14h09

Por Maria Teresa Costa

Um dia após o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (Congeapa) começar a discutir regras para reduzir a iluminação na área de proteção ambiental (APA) de Sousas e Joaquim Egídio, o prefeito Jonas Donizette (PBS) anunciou que os três quilômetros da SP-81, que liga os dois distritos, serão iluminados para melhorar a segurança dos usuários.

O Congeapa quer que o prefeito aguarde até que sejam definidas regras para os distritos. Jonas disse ontem que recomendou à CPFL Energia adoção de medidas necessárias para que as lâmpadas não prejudiquem as atividades no Observatório Municipal. O projeto, segundo ele, estará implantado em dois meses. A obra será financiada pela CPFL Energia e custará R$ 71,8 mil e iniciada assim que o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) instalar defensas naquele trecho da SP-81.

Serão instalados 19 postes. As regras estabelecidas atualmente em lei para a área do observatório proíbem implantação de iluminação pública na rodovia estadual SP-81 e demais estradas e caminhos no raio de 10 quilômetros. O presidente do Congeapa, Jansle Rocha, informou que estão sendo preparadas propostas para serem encaminhadas à Prefeitura com regras para a iluminação na APA visando preservar as observações celestes e também a fauna da área. ?A legislação que temos hoje fala da iluminação na APA, mas é muito vaga. Lá é preciso uma iluminação diferenciada para não jogar luz para cima?, afirmou. O astrônomo Julio Lobo disse que não há problema em iluminar a estrada, desde que as lâmpadas tenham anteparos que joguem a luz para o chão.

Escrito por:

Maria Teresa Costa