Publicado 09 de Agosto de 2013 - 11h18

Para Quirós, tema como saúde, educação e segurança precisam ser discutidos

Rodrigo Zanotto/Especial para AAN

Para Quirós, tema como saúde, educação e segurança precisam ser discutidos

Debater, transformar, executar e participar dos processos de integração da Região Metropolitana de Campinas. Esses são, em suas próprias palavras, os objetivos do empresário e presidente do Grupo Advento, Juan Quirós, sobre seu novo desafio: comandar a recém-criada unidade do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Campinas - que surgiu para estimular a relação entre empresas privadas e organizações públicas do Interior de São Paulo e para valorizar econômica e socialmente a região, que está entre os quatro maiores centros financeiros do Brasil.

O lançamento oficial da nova unidade será neste sábado (10), durante o 2 Fórum Regional de Campinas, e contará com a presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Jonas Donizette.

Em âmbito nacional, o Lide vem atuando para fomentar negócios em diversos segmentos, como agronegócios, educação, empreendedorismo, esporte e sustentabilidade. Daí a importância da criação da unidade em Campinas.

Para Quirós, a chegada do grupo também contribuirá para debates estratégicos sobre temas que impactam diretamente a RMC.

“Saúde, infraestrutura, educação e segurança são temas que também precisam ser discutidos por empresários de destaque, como CEOs e acionistas, o que faz com que o grupo tenha massa crítica”, afirma Quirós.

Campinas é hoje uma das cidades que mais geram empregos no País, e em sua Região Metropolitana estão unidades de 50 dentre as 500 maiores empresas do mundo - ou seja, 10% delas têm filiais instaladas aqui.

Comitê

O Lide Campinas contará com um comitê gestor formado por nove líderes empresarias, além de Quirós. O diretor-presidente do Grupo RAC, Sylvino de Godoy Neto, é o primeiro empresário de Campinas a ser convidado para integrar o comitê. “Entendemos que ele é muito importante por seus conhecimentos e ideias”, ressaltou Quirós.

No mês passado, o Lide completou 10 anos de existência e ultrapassou suas metas tanto em número de filiados quanto em conquistas para a sociedade. Hoje, a iniciativa pode ser considerada a principal voz do empresariado nacional.

Sua importância se traduz nos inúmeros projetos levados adiante a partir de fóruns, debates e reuniões promovidos por ele, reunindo representantes do governo e do setor privado.

Os objetivos do Grupo são difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários.

Comandado por João Doria Jr., o Grupo está presente em onze países e quatro continentes e abrange 51% do PIB privado nacional, com 1.400 empresas filiadas.