Publicado 11 de Agosto de 2013 - 5h07

Pão de cerveja preta

Divulgação

Pão de cerveja preta

A receita e fotos foram cedidas pela Fleischmann

INGREDIENTES Esponja (pré- fermentação):

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Especial  (240 g)

1 lata de cerveja preta (350 ml)

1 sachê de Fermento Biológico Seco (10 g)

6 colheres (sopa) de açúcar refinado (60 g)

Reforço

6 ½ xícaras (chá) de Farinha de Trigo Especial  (800 g)

1 sachê de Melhorador de Farinha Pão Certo (10 g)

½ xícara (chá) de açúcar refinado (80 g)

1 colher (sopa) de sal (14 g)

3 ovos (180 g)

4 colheres (sopa) de manteiga sem sal (48 g)

MODO DE PREPARO

Comece pela esponja: em uma vasilha média, junte os ingredientes da esponja, reservando 1 xícara (chá) da cerveja preta (200 ml). Misture bem até que a massa esteja homogêa. Cubra a vasilha com plástico filme e deixe fermentar por 1 hora ou até dobrar de volume.

Junte à esponja fermentada os ingredientes do reforço e a cerveja reservada. Misture bem com uma colher até que a massa desgrude da vasilha e esteja lisa e homogênea. Passe-a para uma bancada limpa e enfarinhada e sove-a até que fique macia e elástica.

Divida a massa em 2 partes iguais, boleia-as e disponha-as em assadeira lisa previamente untada com óleo. Cubra com um saco plástico limpo e seco e deixe-as fermentar por 1 hora ou até que dobrem de volume.

Depois de fermentadas, polvilhe farinha de trigo sobre a superfície das massas e, com uma faca bem afiada, decore-as fazendo cortes superficiais sobre os pães. Leve-os em seguida ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que estejam dourados e com a casca crocante.

Rendimento:2 unidades

Tempo de preparo: 40 minutos

Dificuldade: Média

Variação: Com auxílio de um rolo, abra os pães após a fermentação e salpique frutas cristalizadas na massa. Enrole como um rocambole, deixe descansar por mais 20 minutos, ou até dobrar de volume e leve ao forno em seguida.

Dica: Outra maneira de ver se o pão está assado é bater com o nó dos dedos na superfície que estava em contato com a assadeira. Se o som resultante for oco, o pão está assado. Caso contrário, volte o pão ao forno, até que termine de assar.