Publicado 09 de Agosto de 2013 - 18h58

Ministro do Esporte, Aldo Rebelo (centro), é acompanhado em visita pela prefeita Dárcy Vera e o secretário municipal de Esportes, Marcelo Palinkas

Guto Silveira/Gazeta de Ribeirão

Ministro do Esporte, Aldo Rebelo (centro), é acompanhado em visita pela prefeita Dárcy Vera e o secretário municipal de Esportes, Marcelo Palinkas

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), disse nessa sexta-feira (9) que Ribeirão Preto é uma séria candidata a receber equipes olímpicas em 2016. Em visita à cidade, ele foi à Cava do Bosque, recebeu pedidos da prefeita Dárcy Vera (PSD) e apontou a possibilidade de atendê-los, pelo menos em parte. “Ribeirão Preto terá um legado olímpico, porque já se credenciou para grandes eventos esportivos nacionais e internacionais”, afirmou.

Ele fez a afirmação com base na escolha da cidade, pela Fifa, para receber até duas delegações de seleções, como cidade apoio, na Copa do Mundo de 2014. “Em toda a região Nordeste, em nove Estados foram selecionados três centros de treinamento para a Copa e Ribeirão sozinha tem dois”, comparou.

Rebelo comentou ainda que a Copa é disputada por 32 seleções em apenas uma modalidade, enquanto as Olimpíadas reúnem cerca de 200 países com mais de duas dezenas de modalidades. “Já temos 178 cidades pré-selecionadas e vamos construir 250 centros de iniciação esportiva nestas cidades. E Ribeirão tem todas as condições para participar do projeto olímpico”, afirmou.

O ministro ainda elogiou a agilidade da Prefeitura da cidade que conseguiu aprovar três centros de iniciação esportiva, porque “atuou e agiu com eficiência”. Destes três, ele assegurou que pelo menos um será construído. E ainda registrou a participação dos deputados Duarte Nogueira (PSDB-SP) e Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) na apresentação de emendas para o setor esportivo de Ribeirão.

Além dos centros de iniciação esportiva, a prefeita Dárcy Vera pediu ao ministro uma pista de atletismo em um centro que será construído pelo governo estadual, equipamentos para melhorar a estrutura dos treinamentos e ampliação do Bolsa Atleta. Ela ainda fez um balanço dos programas mantidos pela Secretaria de Esportes em convênio com o Ministério.

Stock Car

Depois da visita à Cava do Bosque, onde foi homenageado pela equipe de ciclismo da cidade e pelo Comercial Futebol Clube, Aldo Rebelo visitou o circuito de rua da Stock Car, que tem prova marcada para este domingo, e foi ao Botafogo.

No circuito, o ministro foi acompanhado da prefeita, dos secretários Tanielson Campos (Turismo) e Marcelo Palinkas (Esportes) e do vereador André Luís Silva (PCdoB). Eles foram recebidos por Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, empresa promotora e organizadora da Stock Car. A comitiva deu um passeio pelos boxes e parou para cumprimentar o piloto Rubens Barrichello, que faz sua primeira temporada completa na Stock Car.