Publicado 15 de Julho de 2013 - 10h50

Por Vilma Gasques

Atletas correm em pista de terra na Mata Santa Genebra, em Campinas

Dominique Torquato/AAN

Atletas correm em pista de terra na Mata Santa Genebra, em Campinas

Cerca de 750 atletas participaram ontem da 5ª Corrida Eco Running, evento sustentável da região, realizado em um percurso de terra batida na Mata de Santa Genebra. Organizado pela Noblu Sports, que une prática esportiva à responsabilidade socioambiental, a corrida foi feita num percurso de oito quilômetros dentro da mata, em comemoração aos 32 anos da Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a mata, e ao aniversário de 239 anos de Campinas.

“Essa é a primeira vez que fazemos o evento na Mata de Santa Genebra. E foi a primeira vez que a mata abriu a possibilidade de um evento deste também”, diz o sócio-proprietário da Noblu, Guto D’Ottaviano, destacando que para compensar os efeitos da realização do evento, foram plantadas cerca de 600 mudas de árvores de espécies nativas da mata e instalado descarte de lixo eletrônico. “É uma forma de incentivar o entretenimento esportivo e os cuidados com o meio ambiente. E as ações são de compensação de carbono, para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa”, destaca.

Todo o material usado na divulgação da prova será reutilizado na confecção de ecobags para kits de atletas de futuras provas da Noblu Sports.

“Realizar a 5ª Corrida Eco Running para um público que se preocupa com o meio ambiente é extremamente gratificante. Já estamos na quinta edição e muito animados com a estreia do novo percurso no entorno Mata de Santa Genebra”, diz D’Ottaviano.

Os vencedores dos oito quilômetros da Eco Running foram Roberto Oliveira e Ana Proença. Eles aprovaram o trajeto feito na terra — chamado de Trail Run —, que diferenciou a prova das demais corridas da região.

Oliveira, que é paraibano e mora em Campinas há três anos, considerou o piso muito bom, pois mesmo com dores no joelho, anteriores à corrida, conseguiu fazer um bom tempo. Ele completou o percurso em 28 minutos. “Se fosse percurso de rua eu faria em 27 minutos. Mas foi a primeira vez que corri dentro de uma mata e foi muito bom”, avalia.

Ana Proença, portuguesa que mora em Campinas há dez anos, fez os oito quilômetros em 33 minutos. “Já fiz várias corridas em mata e achei que essa foi a melhor. Muito bem organizada. O piso é bem acidentado, mas bom para correr e bem sinalizado”, elogia.

Mata de Santa Genebra

A Reserva Florestal Mata de Santa Genebra é uma das maiores unidades de conservação do País e a principal área verde de Campinas. É uma área remanescente de Mata Atlântica e possui 251,7 hectares, além de ser declarada uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie), pelo governo federal, em 1985.

A Mata de Santa Genebra pertence ao município e é administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira, unidade de conservação campineira, que tem como fundamento promover a educação ambiental.

Escrito por:

Vilma Gasques