Publicado 15 de Julho de 2013 - 5h00

Por Da redação

Ao todo, serão 25 vítimas fictícias, que encenarão crises, sofrimento e complicações médicas

Divulgação

Ao todo, serão 25 vítimas fictícias, que encenarão crises, sofrimento e complicações médicas

A Prefeitura de Santo André, junto de vários órgãos públicos e privados, realiza nesta segunda-feira (15), entre 8h e 11h, simulado de acidente com múltiplas vítimas para treinamento das equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e de serviços de atendimento de urgência e emergência no município. A ação será baseada em explosão com incêndio e fumaça tóxica, a exemplo da tragédia ocorrida na madrugada do dia 27 de janeiro na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que resultou na morte de 242 pessoas e feriu outras 116. A simulação da tragédia terá lugar na praça de alimentação do Grand Plaza Shopping, localizado na Avenida Industrial, 600.

Ao todo, serão 25 vítimas fictícias, que encenarão crises de pânico, sofrimento e complicações médicas de uma situação real, como fraturas, sangramentos, escoriações, hematomas, queimaduras e até mesmo óbitos. Entre os detalhes da operação, a praça de alimentação será ambientada para horário de grande movimentação.

O simulado visa ao treinamento prático para atuação em possíveis catástrofes no Grande ABC – neste caso, em Santo André. O objetivo é aprimorar a integração das equipes que atuam no atendimento e prevenção de ocorrências graves no município. “Nossa intenção é criar cenário muito próximo da realidade, para podermos avaliar o tempo resposta e o entrosamento entre todos os departamentos envolvidos no atendimento”, afirmou o enfermeiro Flávio Ayres de Santana, coordenador do Nepu (Núcleo de Educação Permanente de Urgência) do Samu.

Cerca de 70 pessoas estarão diretamente envolvidas na simulação entre atores, profissionais de saúde dos serviços públicos e privados, homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Municipal), agentes do Departamento de Segurança e Trânsito e SA-Trans (Santo André Transporte) – gestora do transporte público no município –, além de profissionais da Defesa Civil e serviço funerário da cidade. Também haverá participação do PAM (Plano de Auxílio Mútuo), órgão que reúne várias empresas e entidades governamentais do Grande ABC. As supostas vítimas serão, a princípio, removidas da praça de alimentação e atendidas na área do estacionamento do shopping.

Entre as viaturas que participarão da ação, o Samu, serviço público acionado pelo telefone 192, utilizará duas ambulâncias básicas, uma avançada com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e duas motolâncias no atendimento e transporte; enquanto o Corpo de Bombeiros disponibilizará duas viaturas – um auto bomba e um carro de comando. A Polícia Militar poderá disponibilizar o helicóptero Águia para participar do evento, desde que esteja sem nenhuma ocorrência na data e de acordo com o tempo – neste caso, a pessoa que fará o papel de vítima será enviada ao Hospital Estadual Mário Covas.

SIMULADO

Data – 15 de julho

Horário – das 8h às 11h

Local – Grand Plaza Shopping

Endereço – Avenida Industrial, 600. Centro. Santo André.

Escrito por:

Da redação