Publicado 15 de Julho de 2013 - 5h00

Por Da redação

Presidente do Comir, Ivonete Aparecida Alves

Divulgação

Presidente do Comir, Ivonete Aparecida Alves

Presidente Prudente receberá no dia 20 de julho a 3ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial, que traz como tema “Democracia de Desenvolvimento, Por um Pontal Sem Racismo!”. O evento ocorre no auditório do Centro Cultural Matarazzo das 8h às 17h.

No encontro, são aguardadas cerca de 200 pessoas, entre representantes de mais de 50 municípios da região, membros da poder público e da sociedade civil, que devem debater o tema. O evento é aberto ao público, as inscrições podem ser feitas no local. A organização do evento é do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente (Comir) e conta com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Cultura e o do grupo Mocambo Nzinga ‘AfroBrasil – Arte Educação – Cultura.

De acordo com a presidente do Comir, Ivonete Aparecida Alves, a conferência tem como objetivo discutir os avanços e desafios referentes à questão da Igualdade Racial. Na oportunidade, serão apresentadas as conquistas obtidas pelo Comir, que foi criado em agosto de 2011. “Na região, Prudente é o único município que dispõe de um conselho racial”, revela Alves. 

Durante a conferência também será abordada a pauta sobre a eleição dos delegados para a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro em Brasília. Segundo a representante do Comir em Prudente, a intenção é discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

Durante a Conferência de Promoção da Igualdade Racial serão formados os seguintes grupos de trabalho: Educação e Igualdade Racial: Saúde e Igualdade Racial; Cultura e Igualdade Racial; Justiça e Segurança e Igualdade Racial; Terra Trabalho e Igualdade Racial; Terra Moradia e Igualdade Racial; Trabalho e Igualdade Racial; Comunicação e Igualdade Racial; Comunidades de Terreiros e Igualdade Racial; Participação Política e Controle Social.

As Conferências de Promoção da Igualdade Racial serão realizadas em quatro etapas: Conferência Nacional, Conferências Estaduais e Distrital, Conferências Regionais e Conferências Municipais.

Serviço

Mais informações no Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente (18) 3222-3221 ou através do e-mail: [email protected]

Escrito por:

Da redação