Publicado 14 de Julho de 2013 - 5h00

Por Da redação

Produtores poderão participar do encontro que vai discutir o uso de bandejas descartáveis na produção

Del Rodrigues/AAN

Produtores poderão participar do encontro que vai discutir o uso de bandejas descartáveis na produção

Os transplantios de mudas de hortaliças, tanto manuais quanto mecanizados, e a colheita mecanizada de hortaliças, serão assuntos do 4º Encontro de Produtores de Hortaliças, que acontece dia 22 deste mês, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP). O evento, segundo os organizadores, vai comemorar o dia do agricultor e fornecer conhecimento sobre tecnologias de plantio e colheita.

Voltada para produtores rurais e profissionais do setor, a atividade inclui palestras que terão como foco o uso de bandejas descartáveis no plantio de hortaliças, que garantem melhor manejo e fácil descarte. A técnica resulta em mais qualidade e sanidade após a colheita.

O encontro foi dividido em três módulos: no primeiro, com início às 14 horas, será abordado o Transplantio manual de mudas de hortaliças; no segundo, o tema é o Transplantio mecanizado de mudas de hortaliças, a partir das 14h30, e o último será sobre Colheita mecanizada de hortaliças. Maurício Bicudo Sampaio, da IBS Mudas de Piracicaba, irá falar sobre o transplantio manual, demonstrando ao produtor como obter maior eficiência no plantio.

Muitos produtores locais, e da região, de acordo com ele, ainda utilizam o método convencional de plantio. "A maioria trabalha em família. Dependendo da quantidade e do espaço da área de plantio, têm de plantar manualmente. Desta forma estarei transmitindo informações de como melhorar este plantio, inclusive dando os detalhes", destaca Sampaio.

Antonia Vittoria Abalsamo, diretora e proprietária da Sathya Maquinarias, vai falar sobre a parte de transplantio mecanizado. De acordo com ela, os participantes irão conhecer o que há de inovação tecnológica na área de implantação de mudas. "Nossas máquinas estão sendo dimensionadas de acordo com o nível produtivo do cliente", explica. "Para este evento estamos montando uma estrutura sobre máquinas personalizadas".

 

IMPORTÂNCIA

O técnico agrícola Paulo Palma, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), disse que o evento é de extrema importância, inclusive para o micro e pequeno produtor. “Embora para eles a mecanização seja mais complicada é possível que tenham acesso à nova tecnologia, que vai dar oportunidade para que saibam que podem ter uma perspectiva de crescimento. Hoje são produtores manuais, mas poderão tornar-se produtores que vão fazer plantio utilizando e mecanização”, afirma.

A Sema, de acordo com ele, acompanha atualmente de 10 a 15 produtores de hortaliças, que são os que atuam nos varejões municipais. “Todo produtor deve saber que ele pode crescer nesta atividade a partir da tecnologia”, completa.

Inscrições estão abertas e são gratuitas

O encontro será realizado no Sítio Santana, localizado à rodovia SP-127, Piracicaba - Rio Claro, km20, na IBS Mudas, das 13h30 às 18 horas. Inscrições devem ser feitas na Casa do Produtor Rural (CPR), à avenida Pádua Dias, 11, bairro São Dimas, pelo telefone (19) 3429-4178, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail [email protected]

As vagas são limitadas, gratuitas e exclusivas para produtores e profissionais. A realização é da CPR, com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Geagesp/Ceasa) de Piracicaba.

Escrito por:

Da redação