Publicado 12 de Julho de 2013 - 11h36

Estudantes das escolas estaduais de Cubatão terão fretado e também passes escolares gratuitos. A medida começa a vigorar a partir do dia 1° de agosto. De acordo com publicações no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a Diretoria de Ensino Região de Santos já contratou a Viação Translíder, para o fornecimento dos passes escolares, e a empresa Yellow Tour Turismo e Transporte Ltda., que fará o transporte escolar em ônibus fretado.

"A medida vai garantir a manutenção do passe livre para todos os estudantes de Cubatão, inclusive do Ensino Médio", destaca o secretário de Educação, Fábio Oliveira Inácio. Segundo ele, a partir de agora, a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) será somente com o transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Até abril deste ano, a Seduc fornecia aos estudantes da rede estadual cerca de 3.500 passes escolares, além de atender outros 400 alunos com o transporte escolar fretado.

De acordo com o Serviço de Bolsas e Passes (SBP), da Secretaria Municipal de Educação, para receber o benefício o aluno deve residir a pelo menos 1,5 quilômetro da escola onde estuda. São beneficiados com passes escolares estudantes do Ensino Fundamental maiores de 12 anos ou matriculados nas classes da EJA. Os demais, que estudam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, são transportados em ônibus escolar fretados

Já os estudantes universitários contam com 1.300 vagas nos 24 ônibus fretados da Viação São Bento, que saem de Cubatão em direção às universidades de Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande no período noturno.O transporte está garantido, de acordo com o secretário, até o final de 2013.