Publicado 14 de Julho de 2013 - 1h05

Por Vilma Gasques

Ilhabela terá programação cultural e gastronômica nos meses de julho e agosto

Divulgação

Ilhabela terá programação cultural e gastronômica nos meses de julho e agosto

Ilhabela se transforma durante os meses de Inverno para receber os turistas. As atrações vão desde a música à gastronomia. Fazem parte da programação o 1º Festival de Jazz de Ilhabela, que tem início na próxima semana e o 18º Festival do Camarão, que será realizado em agosto.

O Festival de Jazz começa no dia 18 e vai até o dia 20 e é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Turismo e Fomento e de Cultura. “O festival será mais um atrativo no mês de julho em Ilhabela, mês de férias escolares. São vários eventos que proporcionarão muito lazer para nossos moradores e que atraem turistas, afinal, o turismo é a nossa indústria”, comentou o prefeito Toninho Colucci.

O Festival traz atrações nacionais e internacionais. Uma delas é o Playing For Change, bando que surgiu em 2004 após um documentário do engenheiro e produtor Mark Johnson, que viajou pelo mundo e gravou pessoas cantando e tocando clássicos da música. O grupo já lançou dois discos. Outra grande atração é a Spok Frevo, que fechará a terceira noite do festival. A Orquestra que surgiu no Recife (PE) em 2003 tem um som diferente: jazz e frevo se misturam, criando algo novo e contagiante. Saxofones, trombones, trompetes, guitarra, contrabaixo, bateria e percussão fazem parte de seu som.

Camarões para todos os gostos

Já em agosto é a alta gastronomia que invade Ilhabela, com a realização do 18º Festival do Camarão. Na programação, concursos, degustações, cardápios especiais e cursos ministrados por grandes chefs nacionais e internacionais, além de shows e uma programação cultural desenvolvida pelos restaurantes.

O evento, uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, acontece entre os dias 16 e 25 de agosto e deve reunir mais de 30 restaurantes da cidade. O festival também contará com um guia gastronômico de todos os estabelecimentos participantes, que será distribuído em hotéis e pontos turísticos de Ilhabela.

Além dos pratos que são servidos nos restaurantes participantes, o Boteco do Camarão, uma estrutura montada nos dois finais de semana da programação do Festival na Praça Coronel Julião, no Centro da ilha, vai comercializar os pratos participantes e uma cozinha completa é montada no local para a preparação de pratos com o crustáceo ao vivo. O dia 25, por exemplo, será o da tradicional paella.

O Festival do Camarão de Ilhabela é uma tradição que consta no calendário de eventos do município balneário e reúne não somente restaurantes, mas também bares e quiosques de praia. A atração movimenta cerca de 120 mil turistas e aproximadamente 40 mil veículos na cidade.

 

Escrito por:

Vilma Gasques