Publicado 12 de Julho de 2013 - 11h20

Por Marita Siqueira

Henry Cavill como Super-Homem em O Homem de Aço, que retoma a saga do herói nascido no planeta Krypton

Divulgação

Henry Cavill como Super-Homem em O Homem de Aço, que retoma a saga do herói nascido no planeta Krypton

O Super-Homem tardou a travar a batalha contra os vilões do planeta Krypton em O Homem de Aço (Man of Steel, EUA, 2013), primeiro capítulo da nova franquia de super-heróis dos quadrinhos que estreia hoje nos cinemas, dirigida por Zack Snyder, de Watchmen e 300.

CLIQUE AQUI e veja o trailer

Todavia, quando a ação começa, longas e barulhentas lutas parecem tentar recuperar o tempo de calmaria do início do longa-metragem que enfocou na história de Kal El. Agora, para quem quer ver o romance do casal Clark Kent (Henry Cavill) e Lois Lane (Amy Adams), melhor esperar pela segunda parte. Apenas um beijo, bastante sem graça, acontece durante toda a trama.

O filme começa com o nascimento de Kal El, que significa Filho das Estrelas no idioma do avançado planeta Krypton. Mas pouco lá vive, uma vez que o local está prestes a entrar em colapso. Para protegê-lo, o pai, vivido por Russell Crowe, o envia à Terra em uma nave espacial que contém importantes informações sobre o povo. No novo lar, a criança é chamada de Clark Kent e, à medida que cresce, os poderes vão aparecendo e se tornando um problema, porque evidenciam que ele não é um ser humano normal.

Quando adulto, Clark é obrigado a buscar isolamento por não conseguir resistir ao impulso de salvar pessoas em apuros. Durante esse amadurecimento, o pai biológico aparece em diversos momentos para lhe explicar quem é e de onde veio. Enquanto isso, o pai de criação atua para lhe dar lições de ética e moral.

Já adulto, o Clark passa ser o foco do general Zold (Michael Shannon), que ao tentar interceptar a fuga do bebê, é preso. Isso o salva da destruição de Krypton. O vilão e sua trupe do mal conseguem se libertar e descobrem o paradeiro de Clark. A partir daí, a humanidade corre perigo e chega-se à conclusão de que talvez seja a hora de as pessoas conhecerem aquele que passarão a chamar de Super-Homem.

Antes disso, Clark conhece Lois Lane em perigo. Em algumas cenas, como a citada, a tênue linha entre o apropriado uso da alta tecnologia cinematográfica e o exagero é constantemente ultrapassada. A repórter do Planeta Diário é praticamente uma heroína sem superpoderes e nitidamente há a intenção de colocá-la como protagonista ao lado de Clark.

Mais dos efeitos sonoros e visuais, exaltados nas salas IMAX, as cenas de batalha chamam atenção por outro motivo. O gel que Super-Homem usa, sem dúvida, é o mais eficaz do mundo. Em raros momentos algumas mechas se movimentam. Fica a dica para os vaidosos de plantão.

Além dos já ditos, o Homem de Aço também tem no elenco Laurence Fishburne, como editor-chefe do Planeta Diário, Perry White. Interpretando os pais adotivos de Clark Kent, Martha e Jonathan Kent, estão Diane Lane e Kevin Costner.

Escrito por:

Marita Siqueira