Publicado 11 de Julho de 2013 - 5h00

Por Delma Medeiros

Ensaio da peça de teatro 'A noiva do Condutor', de Neyde Veneziano

Janaina Maciel/Especial para AAN

Ensaio da peça de teatro 'A noiva do Condutor', de Neyde Veneziano

/ PALCO / Livro sobre o teatro de revista tem relançamento hoje, junto com estreia nacional de peça

{HEADLINE}

Teatro revisitado

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Uma nova chance de conhecer um pouco sobre o gênero teatral que anda meio esquecido, mas é uma referência na cena brasileira. Esta é a proposta da professora, diretora e escritora Neyde Veneziano com o relançamento de seu livro O Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções. “Este livro foi lançado em 1990 pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Tenho cinco livros publicados sobre teatro musical brasileiro e diante do interesse de muitas pessoas pelo tema, decidi fazer essa nova edição revista e ampliada”, informa Neyde. “O livro é revelador porque mostra a mecânica do teatro de revista, que se perdeu”, reforça.

“Todos me perguntam o que é o teatro de revista, que é um modelo específico. Trata-se de um gênero fragmentado, mas que tem suas regras e sua estrutura muito definidas”, explica Neyde, citando que o fio-condutor é sempre uma perseguição que vai mostrando os vários quadros. A revista tem seus tipos fixos como a mulata, o malandro, o caipira, a vedete, o número da cortina utilizado para as mudanças de cenário. “Ao contrário do teatro dramático, a revista tem um caráter épico, e conta a história por quadros interligados”, diz a autora, frisando que esta segunda edição traz novas fotos e uma produção caprichada.

O lançamento, hoje, será precedido pela apresentação da peça A Noiva do Condutor, que será exibida de hoje a domingo. A montagem é baseada na opereta homônima de Noel Rosa, com dramaturgia e direção de Neyde, e direção musical do secretário de Cultura, Ney Carrasco, e do diretor administrativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Rodrigo Morte. “Esta peça é inédita, trata-se de uma opereta escrita pelo Noel Rosa em 1935, mas para o rádio. Já foi montada por alguns corais em São Paulo, mas na forma teatral será a estreia aqui em Campinas”, afirma Neyde.

Na história, um casal de cozinheiros deve preparar um jantar para uma delegação estrangeira que tem que escolher um signo nacional para divulgar o Brasil na Europa, como parte dos preparativos da Copa 2014. “Enquanto trabalham cada um deles está com seu iPhone ouvindo músicas, até que começa a tocar uma música do Noel e eles passam a rememorar a opereta A Noiva do Condutor. Contamos a história usando técnicas de teatro de animação, com os legumes e verduras como personagens. São músicas pouco conhecidas do compositor, mas no final fazemos uma grande apoteose”, conta Neyde. No sábado, às 17h30, a escritora fará uma palestra e outra sessão de autógrafos no teatro do Sesi Amoreiras.

l O quê: Espetáculo A Noiva do Condutor, seguida de lançamento do livro O Teatro de Revista no Brasil

l Quando: Hoje, amanhã e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

l Onde: Teatro do Sesi Amoreiras (Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, fone: 3772-4100)

l Quanto: Entrada franca

 

 

Escrito por:

Delma Medeiros