Publicado 10 de Julho de 2013 - 14h36

Por Moara Semeghini

O premiado cartunista Dálcio Machado

Érica Dezonne/AAN

O premiado cartunista Dálcio Machado

O cartunista campineiro Dálcio Machado, responsável pelas charges publicadas todos os dias no Correio Popular, terá uma exposição itinerante com alguns de seus principais trabalhos para celebrar aos 239 anos de Campinas. Dia 14 de julho, aniversário da cidade, a mostra começa a ser exposta com três painéis com o trabalho do premiado artista, das 10h às 17h na Praça Carlos Gomes, no Centro.

CLIQUE AQUI e confira as charges de Dálcio Machado no Correio Popular

Entre os dias 15 e 19 de julho, 30 charges de Dálcio ficarão expostas no Paço Municipal , com visitações das 10h às 17h, com entrada franca.

Nas semanas seguintes, as obras ficarão expostas no Terminal Multimodal Ramos de Azevedo (rodoviária municipal). De acordo com a prefeitura de Campinas, outros espaços públicos receberão a mostra e a data ainda a será divulgada.

'A charge é uma forma mais simplificada para falar de um assunto. O impacto é rápido. Por menos ligada que a pessoa seja em leitura, pode bater o olho naquele espaço e saber o que está rolando', explica Dálcio.

Para esta exposição especial do aniversário de sua cidade, o cartunista disse que procurou selecionar trabalhos mais recentes para deixar a mostra mais contemporânea e, assim, atingir um público mais abrangente. 'São charges de conteúdo regional, nacional e internacional', resumiu.

Dálcio

Nascido em 1972 em Campinas, Dálcio já recebeu diversos prêmios no Brasil e no mundo. Além de chargista, cartunista, caricaturista, ilustrador, pintor, Dálcio também é compositor e escritor. 

Começou a fazer charges para o Correio Popular aos 16 anos, e teve seus trabalhos publicados em jornais e revistas como a Veja, Playboy Diário do Povo e O Estado de S. Paulo. Dálcio também fez vinhetas para a Rede Globo por cinco anos. 

Dálcio Machado coleciona prêmios: venceu 111 em salões de humor de todo o mundo, e em países como Japão, Estados Unidos, Espanha, Itália, Portugal, Grécia, Irã e Coréia do Sul. Em 1999 e em 2008, foi eleito foi eleito duas vezes como melhor caricaturista brasileiro pelo 'Troféu HQ Mix' (1999 e 2008) e, em 2012, como melhor cartunista no Salão de Humor de Piracicaba.

Livro infantil

Em 2012 Dálcio lançou seu de seu primeiro livro infantil, 'Não brinque com a comida!', da editora Companhia das Letrinhas.

 

 

 

Escrito por:

Moara Semeghini