Publicado 14 de Julho de 2013 - 0h00

Colunista Nelson Jacintho

Divulgação

Colunista Nelson Jacintho

Julho é o mês das férias escolares! É pena que as férias não sejam no mês de junho quando as festas juninas espocam por todo o país! Vocês já pensaram se as férias fossem em junho o mês de tantas festas? Pois é, nem tudo na vida pode ser do jeito que a gente quer, não é mesmo? Nem por isso a meninada deixa de participar das festas juninas e se divertir a valer!

Ribeirão Preto é rico em festas de todos os gêneros principalmente desse tipo de festas populares e folclóricas! Apesar dessas festas, a criançada fica ansiosa para que cheguem as férias! A obrigação de levantar cedo para as que estudam pela manhã e a de almoçar mais cedo para as que estudam à tarde, acaba. Os horários tornam-se elásticos e praticamente desaparecem!

Antigamente o tempo de férias era ocupado com brincadeiras e folguedos das mais diferentes espécies: jogos de bola, de queimada, de bolinhas de gude, de amarelinha, de pião, de brincar de pique, enfim, cada turminha inventava um tipo de brincadeira para passar o tempo e se divertir a valer. Alguns ajudavam os pais e as mães em suas tarefas dentro e fora de casa e os passeios com a família eram uma rotina das famílias nos fins de semana. A criança era criança e se comportava como tal. Ajudar os pais era uma brincadeira sadia e alegre e nunca deixou marcas desabonadoras quer físicas ou psicológicas em qualquer criança do mundo! Em muitos países essa prática sadia e benéfica para o entrosamento da família, continua forte e frutífera!

Hoje, o governo brasileiro retirou a oportunidade da criança conviver com o pai no seu trabalho (no Brasil é crime) e a mídia impôs na mão de cada um, o celular, o ipad, o ipod, o tablet e outros aparelhos mais que a cada dia aparecem. É a escravidão imposta pela mídia! Como as crianças se tornaram escravas dessa parafernália que as ocupam vinte e quatro horas por dia! A criança, salvo algumas boas exceções, não pensa em brincar, em correr, em gastar energia física, tão salutar para o seu desenvolvimento físico e mental! O desinteresse pela prática esportiva está grassando cada vez mais no nosso país! Até nas escolas a famosa Educação Física dos tempos de outrora passou a simples joguinhos que as crianças passaram a detestar! Vivem pedindo aos médicos que lhes dêem atestado para afastá-las de tal prática! Não sei o que vai acontecer com as Olimpíadas que vêm aí! Pelo que sei estamos muito empobrecidos de atletas em condição de competir! Sei que nas Olimpíadas ipads, ipods, tablets e outros aparelhinhos, não disputam títulos!

Gente! Não está na hora das ruas acordarem para as Olimpíadas? Por que gastamos milhões e milhões de dólares na construção de estádios que nada mais são do que elefantes brancos como o de Brasília, onde praticamente nem futebol existe para valer?

Não está na hora de exigirmos quadras, piscinas, academias de treino de esportes olímpicos? Já foi provado que somente as ruas conseguem as coisas boas e necessárias para o país! Vamos à luta, sem vandalismo, sem destruição, sem partidos políticos!

Brasileiro, o Brasil nunca precisou de você como está precisando agora! Olhe para o seu filho mergulhado no sofá com a cabeça presa num tablet! Faça alguma coisa por ele!