Publicado 14 de Julho de 2013 - 5h00

Por Luís Cesar de Souza Pinto

xx

xx

xx

xx

Mortais, tremei! O Lamborghini Aventador Roadster está chegando ao Brasil. 

Ícone da indústria automobilística, o Aventator é um carro superlativo em todos os aspectos. Inclusive no preço. Embora a filial brasileira da marca italiana ainda não tenha divulgado o valor do superesportivo, provavelmente deve ficar acima de R$ 3 milhões. 

Revelado no final do ano passado, o Aventador Roadster é uma máquina dos sonhos para todo aficionado por velocidade. Mas nem é preciso fazer o motor roncar para que ele impressione. Com uma carroceria que lembra um diamante lapidado, o topo de linha da Lamborghini tem visual fascinante e ameaçador e parece saído de um filme de ficção científica.

Um dos atrativos é a cor azul especial Azzuro Thetis, um tom metálico que muda de tonalidade dependendo da iluminação e do ângulo. Outro diferencial do modelo é a capota. São duas peças de fibra de carbono facilmente colocadas e retiradas e que são guardadas em um compartimento no capô dianteiro.

Do lado de dentro, muito luxo e tecnologia. Os bancos confeccionados em couro especial e o painel em vidro temperado, dentro de dois hexágonos, são sinais do requinte que espera os dois ocupantes. O Aventador recebe ainda componentes eletrônicos da Audi, que fornece o sistema de navegação e multimídia. Para manobrar o carro, que tem o tamanho de um utilitário esportivo, existe o útil apoio de câmera de ré.

Foto: Divulgação

Divulgação

Portas que se abrem no estilo tesoura ajudam a compor o incrível visual do Aventator Roadster

Voando baixo com economia

O Lamborghini Aventador Roadster atinge velocidade de 350 km/h, de acordo com a marca. Para conseguir esse desempenho conta com usina de força sob o capô: o motor V12 6.5 litro com 700 cv, acoplado a uma transmissão de sete marchas. Esse conjunto faz o superesportivo acelerar de 0 a 100 km em menos de três segundos. Para reduzir o consumo, o motor é equipado com um sistema que desativa seis dos doze cilindros quando eles não são necessários - ou seja, quando não há tanta exigência de potência. O mecanismo atua em conjunto com a tecnologia start/ stop, que desliga o motor durante paradas - no trânsito ou em semáforos, por exemplo.

 

Aerodinâmica e ruídos sob controle

Para melhorar a aerodinâmica, o Aventator Roadster, que é todo construído em carbono, sofreu algumas alterações em relação ao Aventador Coupé, como o vidro elétrico traseiro que controla a quantidade de ar que circula sobre o carro e a quantidade de barulho que os passageiros ouvem no interior do veículo quando a capota é removida. As portas se abrem no estilo ‘tesoura’, ou seja, para cima e para a frente.

Portas que se abrem no estilo tesoura ajudam a compor o incrível visual do Aventator Roadster

Ficha do carro

Lamborghini Aventador Roadster

Motor: V12 de 6,5 litros

Potência: 700 cv at 8.250 rpm

Torque: 70,4 mkgf a 5.500 rpm

Transmissão: manual automatizado de sete velocidades

0 a 100 km/h: 2,8 segundos

Velocidade máxima: 349 km/h

Tração: integral

Peso: 1.860 kg

XXX

Portas que se abrem no estilo tesoura ajudam a compor o incrível visual do Aventator Roadster   

 

Escrito por:

Luís Cesar de Souza Pinto