Publicado 15 de Julho de 2013 - 8h09

Por France Press

O governo da Rússia deseja trocar um casal de agentes secretos russos, recentemente condenados na Alemanha, por um agente que cumpre pena em Moscou, informa o jornal Kommersant. A troca pode acontecer "a qualquer momento", afirmou ao jornal russo o advogado do casal, Horst Dieter Poetschke.

Uma fonte policial, citada pelo Kommersant, informou que "as consultas sobre a eventual troca começaram há pouco, depois que a justiça anunciou a condenação".

Os dois condenados, conhecidos como Andreas e Heidrun Anschlag, foram condenados respectivamente a seis anos e meio e cinco anos e meio de prisão.

A corte regional superior de Stuttgart (sudoeste da Alemanha) considerou o casal culpado de espionagem para o departamento de inteligência externa da KGB soviética e de seu sucessor russo, o Serviço de Inteligência Externa.

O casal, de nacionalidade russa, segundo o advogado, morava há mais de 20 anos na Alemanha, onde tinha uma vida comum para dissimular as atividades de agentes secretos.

Os dois coletavam informações sobre as estratégias militares e políticas da União Europeia e da Otan, que obtinham principalmente graças a um contato dentro do ministério holandês das Relações Exteriores.

Escrito por:

France Press