Publicado 13 de Julho de 2013 - 11h27

Por France Press

Chegada da tradicional corrida de touros de São Firmino, em Pamplona, no norte da Espanha

France Press

Chegada da tradicional corrida de touros de São Firmino, em Pamplona, no norte da Espanha

Uma debandada deixou 22 pessoas feridas, uma delas em estado grave, neste sábado (13) na chegada da tradicional corrida de touros de São Firmino, em Pamplona, no norte da Espanha, anunciaram os serviços de emergência.

O incidente aconteceu quando os corredores se amontoaram na entrada da praça dos touros, o ponto de chegada da corrida e um dos locais mais perigosos deste percurso de 848,6 metros pelas ruas da cidade.

Um engarrafamento se formou neste momento, enquanto dois dos seis touros que participavam do "encierro" correram por cima da massa humana, atropelando alguns dos corredores.

Vinte e duas pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, incluindo um espanhol de 19 anos que está em estado grave, indicou à imprensa o médico Javier Sesma, do serviço de urgência do Hospital de Navarra.

"Ele sofreu uma lesão particularmente grave, um trauma no tórax com síndrome de asfixia", explicou o médico.

Dois dos feridos foram atingidos pelos chifres dos touros, acrescentou Sesma.

Este incidente é o primeiro do tipo desde o início das corridas de touros de São Firmino, que atraem todas as manhãs às 8h, desde 7 de julho, milhares de corredores nas ruas de Pamplona, e que termina domingo (14).

Os "encierros" do festival, o mais famoso da Espanha, podem ser mortais: 15 corredores foram mortos desde 1911, o último, um espanhol, em 2009.

Escrito por:

France Press