Publicado 13 de Julho de 2013 - 9h00

Por Adriana Leite

Flores produzidas em Holambra, que recebe duas feiras do segmento

Dominique Torquato /AAN

Flores produzidas em Holambra, que recebe duas feiras do segmento

A Copa do Mundo de 2014 deve abrir portas aos empresários das áreas de flores e plantas ornamentais para novos negócios. A competição vai atrair milhares de outros eventos que vão movimentar o segmento de decoração e paisagismo em diversas cidades do País. O setor de flores e plantas ornamentais movimenta mais de R$ 4,5 bilhões por ano no Brasil e quer aproveitar a festa do futebol para aumentar o faturamento.

Até a próxima terça-feira (16), os profissionais da área vão se reunir na 22º edição do Encontro Nacional de Floristas, Atacadistas e Empresas de Acessórios (Enflor) e na 10ª edição da Feira de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo (Garden Fair) que ocorrem em Holambra. Mais de 12 mil pessoas devem participar dos dois eventos, que trarão as novidades do setor.

A região de Holambra tem 600 produtores de flores e plantas ornamentais. Representantes do setor afirmaram que o faturamento cresce pelo menos dois dígitos ao ano. De acordo com os organizadores dos eventos, as novidades são pilares para a ampliação do mercado. Na lista de novos produtos da Enflor estão a orquídea Dendrobium Berry Oda, que tem uma cor roxa em tom claro e mais escuro, e a rosa Candy Avalanche, bicolor em tons de rosa.

O coordenador geral do evento, Renato Opitz, afirmou que os profissionais terão à disposição espaços criados para mostrar o potencial do setor, com tendências de decoração de ambientes e de técnicas de produção, e ainda workshops. “Os dois eventos têm como foco mostrar as novidades e também aprimorar o conhecimento dos profissionais. Além de apresentar novas variedades, os expositores também vão ofertar acessórios e equipamentos”, disse.

Opitz comentou que neste ano houve um aumento do número de empresas e produtores participantes. “No Pavilhão da Expoflora em Holambra, estarão expondo 195 empresas. O visitante vai encontrar os mais variados produtos e serviços”, apontou. O diretor da RBB Feiras e Eventos afirmou que para a área de produção há vários equipamentos que permitem cultivar flores durante todo o ano.

O objetivo, segundo Opitz, é elevar a produtividade e garantir o cultivo de plantas cada dia mais resistentes. Ele comentou que a produção de orquídeas ganha destaque no mercado e há uma ampliação do consumo dessa flor. “A compra de flores e plantas ornamentais cresce todos os anos e as orquídeas caíram no gosto do público. Hoje o mercado oferece muitas variedades e cores. Uma vantagem que atrai o consumidor é que a flor tem uma grande durabilidade”, comentou.

Capacitação

Durante a Enflor, profissionais renomados das áreas de paisagismo e decoração irão ministrar cursos, oficinas e workshops. Os participantes poderão participar de outros eventos como “Embalagens Criativas”, “Assinatura Floral - Manutenção residencial e empresarial”, “Projetos de decoração e cálculo de custos”, “Buquê de Noiva” e “Técnicas de Base”. Os cursos são pagos e os organizadores recomendaram que os interessados garantam com antecedência a participação.

Serviço

22º ENFLOR E 10º GARDEN FAIR

Data: Até a próxima terça-feira (16)

Local: Pavilhão da Expoflora - Rua Maurício de Nassau, 675, Holambra

Horário: das 9h às 19h

Ingresso: R$ 30,00

Informações: nos sites www.enflor.com.br e www.gardenfair.com.br ou pelo telefone (19) 3802-4196

 

Escrito por:

Adriana Leite