Publicado 05 de Abril de 2013 - 5h04

Por Delma Medeiros

Ensaio da Orquestra Sinfônica com o maestro Victor Hugo Toro e o solista uruguaio Alfonso Mujica

Janaina Maciel/Especial para AAN

Ensaio da Orquestra Sinfônica com o maestro Victor Hugo Toro e o solista uruguaio Alfonso Mujica

Com a participação do primeiro convidado internacional do ano, o barítono uruguaio Alfonso Mujica, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) faz, neste fim de semana, mais dois concertos oficiais no Teatro Municipal José de Castro Mendes, sob a regência do maestro titular e diretor artístico, Victor Hugo Toro. O programa apresenta as peças 'Paysage', do brasileiro Francisco Braga, 'Canções do Viajante', de Gustav Mahler, com solo de Mujica, e a 'Sinfonia no 9', de Franz Schubert.

Apesar de já ter se apresentado em palcos do Brasil e do mundo, o barítono vem pela primeira vez a Campinas.

'Paysage' foi composta em 1892 por Francisco Braga, conhecido pelos brasileiros por ser autor de um dos símbolos nacionais: o Hino à Bandeira. “Paysage é uma peça romântica e evocativa de Braga, que a compôs depois de um passeio por Versailles, durante sua temporada na França”, conta o maestro. Na primeira parte, serão executadas ainda as 'Canções do Viajante'. “São quatro canções que integram o primeiro ciclo vocal de Mahler”, diz Toro. A obra conta em canções a história de um jovem que, ao sofrer uma decepção amorosa, decide vagar sem destino pelo mundo. “Terminamos o programa com uma das maiores obras de Schubert, a 'Sinfonia no 9', também conhecida como 'A Grande', justamente por sua grandeza”, afirma o maestro. Ele cita ainda que este ano as condições de trabalho da orquestra são bem diferentes das de 2012. “No ano passado, nesta época tínhamos feito apenas um concerto. Amanhã (nesta sexta) faremos o quinto do ano, além dos cinco Concertos Didáticos realizados no final de março, que receberam 7 mil estudantes da rede municipal de ensino.”

Os concertos acontecem nesta sexta (5) e sábado (6), às 20h, no Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n, Vila Industrial, fone: 19 3272-9359). Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).

Escrito por:

Delma Medeiros