Publicado 05 de Abril de 2013 - 11h41

Por Agência Estado

Mesmo sem poder contar com Tomas Berdych, atual sexto colocado do ranking mundial, a República Checa abriu 2 a 0 sobre o Casaquistão, fora de casa, nesta sexta-feira, em Astana, no primeiro dia da série melhor de cinco jogos entre os dois países pelas quartas de final do Grupo Mundial da Copa Davis.

Com uma lesão no ombro, Berdych acabou sendo obrigado a desistir de defender os atuais campeões da Davis neste confronto entre os dois países. Porém, Jan Hajek e Lukas Rosol venceram suas partidas de simples nesta sexta e deixaram a República Checa a um triunfo de assegurar classificação às semifinais.

O primeiro a entrar em quadra foi Hajek, que superou o casaque Mikhail Kukushkin por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/4. Em seguida, Rosol derrotou Andrey Golubev por 3 sets a 1, de virada, com 4/6, 6/4, 6/2 e 7/6 (8/6).

Desta forma, os checos terão a chance de assegurar um lugar nas semifinais da Davis neste sábado, no duelo de duplas. Ivo Minar e Radek Stepanek estão pré-escalados para encarar Evgeny Korolev e Yuriy Schukin, que precisaram ganhar para manter o Casaquistão vivo na luta por um lugar na próxima fase da competição.

Já para domingo está prevista a inversão dos duelos desta sexta, com Rosol encarando Kukushkin no primeiro jogo do dia, antes de Hajek medir forças com Golubev. Berdych, que seria o grande trunfo dos checos para os jogos de simples, desistiu de jogar a Davis depois de ter sido surpreendido pelo francês Richard Gasquet no Masters 1.000 de Miami, onde acabou prejudicado pela lesão em seu ombro.

Escrito por:

Agência Estado