Publicado 09 de Abril de 2013 - 9h37

Por Wesley Magalhães

Por Wesley Magalhães

O Chery Celer tem garantia de 5 anos e as cores disponíveis são várias, entre elas Charm Gold (bronze) e Passion Red (vermelho)

Divulgação

O Chery Celer tem garantia de 5 anos e as cores disponíveis são várias, entre elas Charm Gold (bronze) e Passion Red (vermelho)

As dimensões do carro são2,52m de entre eixos, 1,49m de altura e 1,68m de largura

Desenvolvido pelo estúdio italiano Torino Design, o desenho externo do Celer transmite esportividade, a começar pela grade frontal, que se funde com os faróis alongados de refletores duplos em lente com aspecto cristal, formando um “V”. A linha de cintura alta deixa o carro com aparência mais robusta e dinâmica além de colaborar com a segurança dos ocupantes. Complementam o visual, equipamentos de série como farol de neblina, espelhos retrovisores externos e maçanetas das portas na cor do veículo, aerofólio com brake light integrado na versão hatch e rodas de liga leve de 15 polegadas.

No interior o plástico é predominante, mas o acabamento é harmonioso, as peças se encaixam bem e o desenho e texturas agradam. Para o conforto dos ocupantes, o Celer tem entre seus itens de série o ar-condicionado, trio-elétrico e um sistema de som original com entrada USB que se mostrou envolvente durante o test-drive. Para o motorista, ainda são oferecidos recursos como regulagem do banco em seis posições e da altura da coluna de direção, ajuste elétrico do retrovisor externo, acionamento interno para abertura do tanque e do porta-malas, desembaçador do vidro traseiro e display de consumo instantâneo. Estão incluídos ainda airbags para motorista e passageiro, indicador sonoro de porta aberta e alarme antifurto, entre outros itens.

Recheado, Celer chega nas versões hatch e sedã e traz vários equipamentos sem custo adicionalRecheado, Celer chega nas versões hatch e sedã e traz vários equipamentos sem custo adicionalRecheado, Celer chega nas versões hatch e sedã e traz vários equipamentos sem custo adicionalRecheado, Celer chega nas versões hatch e sedã e traz vários equipamentos sem custo adicional

Recheado, Celer chega nas versões hatch e sedã e traz vários equipamentos sem custo adicionalRecheado, Celer chega nas versões hatch e sedã e traz vários equipamentos sem custo adicional

Motor 1.5 Flex tem 108 cavalos

O Celer, do latim “celere”, que significa rápido e ágil, vem equipado com um motor 1.5 16V Flex, trabalhando em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas e entrega o torque de 14 kgfm nos 3.000 rpm. Com 108 cv de potência a 6.000 rpm, o modelo atinge, segundo a fábrica, a velocidade de 160 km/h.

O conjunto de suspensão McPherson, com mola helicoidal cilíndrica e amortecedor telescópico de dupla ação, na dianteira, e semi-independente com braço oscilante longitudinal, na traseira, se mostrou bem acertado no rápido test-drive que realizamos por ocasião do lançamento do veículo e transmitiu segurança nas curvas, ao mesmo tempo que absorveu bem os impactos de terrenos irregulares.

No entanto, os passageiros que vão no banco detrás sentem um pouco mais as irregularidades do piso. Os freios são compostos por discos ventilados na frente e tambores atrás, assistidos por ABS e EBD e foram eficientes mesmo ao se frear bruscamente em uma estrada não pavimentada. Um detalhe que causou certa estranheza foi uma leve folga no volante, o que obrigava a fazer pequenas e constantes correções durante o percurso.

 

Escrito por:

Wesley Magalhães Wesley Magalhães