Publicado 08 de Abril de 2013 - 14h16

Para se aventurar por caminhos radicais, o Grand Cherokee dispõe do sistema Selec-Terrain

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Para se aventurar por caminhos radicais, o Grand Cherokee dispõe do sistema Selec-Terrain

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DNA DE AVENTURA

Topa-tudo de luxo: novo Jeep Grand Cherokee tem virtudes para encarar qualquer terreno e oferece mordomias de primeira classe

27/03/2013 - 16h49

Luis César de Souza Pinto

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Foto: Divulgação

O motor Multijet 3.0 V6 (no alto) é a alma do jipão; eletrônica embarcada ajuda a superar obstáculos e garante entretenimento a bordo

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É provável que o dono de um Jeep Grand Cherokee nunca use sequer metade da parafernália eletrônica que tem à mão para permitir ao destemido jipão encarar caminhos inacessíveis à maioria dos veículos. Não importa. Mesmo passando longe de valetas, pedras e lama, modelos da grife Jeep nunca perdem o DNA aventureiro que carregam há mais de 60 anos.

Comercializado no Brasil em versão renovada desde janeiro, o Grand Cherokee ultrapassa as expectativas de um robusto 4x4. Disponível no nosso mercado apenas na versão top (Limited), ao custo de R$ 219,9 mil, o requintado utilitário esportivo proporciona mordomias de primeira classe a bordo, além de sua lendária valentia, reforçada agora pelo novo motor V6 turbo de 3 litros.

Como todo modelo premium, o Grand Cherokee tem acabamento primoroso, com revestimento em couro, além de um extenso conteúdo de equipamentos. Não existem opcionais e a relação de itens disponíveis inclui ar-condicionado digital de duas zonas; sete airbags com 11 pontos de proteção, incluindo bolsa para joelhos do motorista; ajustes elétricos com memória no banco do condutor; conectividade através de bluetooth; sistema de som com HD de 30GB para armazenar mais de quatro mil músicas e nove alto-falantes com subwoofer; controle eletrônico de estabilidade; piloto automático; faróis de xenônio; sensor de chuva; rodas de alumínio de 18 polegadas e teto solar elétrico.

Maior desempenho e menor consumo

Produzido pela italiana VM Motori, o novo motor diesel Multijet V6 3 litros do Grand Cherokee rende 241 cavalos de potência a 4.000 rpm e atinge 56kgfm de torque entre 1.800 e 2.800 rpm. A Chrysler aponta duas mudanças significativas nesse propulsor: o desempenho foi incrementado em 10% (mesmo pesando quase 2,5 toneladas, o jipão acelera de 0 a 100km/h em 8,2 segundos) e o consumo baixou (a promessa da marca é de 12km/l num circuito cidade/estrada). O novo motor Multijet, acoplado ao câmbio automático de cinco marchas, compõe o robusto conjunto mecânico do Grand Cherokee, que conta ainda com a tração nas quatro rodas Quadra-Trac II, permitindo rebocar uma carga de até 3,5 toneladas.

Botão radicaliza o caminho

Para se aventurar por caminhos radicais, o Grand Cherokee dispõe do sistema Selec-Terrain. Através de um botão no console central, o motorista prepara a tração integral para enfrentar as mais diferentes condições do solo, como asfalto, areia ou lama. A função coordena eletronicamente até 12 combinações do conjunto motor-transmissão, sistemas de frenagem, controle de aceleração, mudança de marchas, caixa de transferência, controle de tração e controle de estabilidade.