Publicado 26 de Março de 2013 - 11h54

O filtro solar é sempre o último cosmético a ser aplicado, siga os passos e mantenha sua pele hidratada e linda

Getty Images

O filtro solar é sempre o último cosmético a ser aplicado, siga os passos e mantenha sua pele hidratada e linda

Com tantos produtos de beleza disponíveis é chegada a hora em que não sabemos mais o que comprar, pra que serve ou quando usar. Com a correria do dia a dia então, fica quase impossível lembrar-se de tudo. Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, cuidar da pele não é complicado. Basta apenas se organizar e incluir o passo a passo em sua rotina.

Cuidados diários, o que você não deve esquecer-se jamais:

- Pela manhã: O primeiro passo sempre é não esquecer-se do protetor solar, tanto no verão quanto no inverno. Indispensável para bloquear os raios solares e evitar queimaduras e manchas. 

Foto: Divulgação.

Use produtos específicos para cada parte do corpo, cada qual possui sua especificidade e merece cuidados direcionados

Use produtos específicos para cada parte do corpo, cada qual possui sua especificidade e merece cuidados direcionados

- Durante o banho, utilize uma esponjar e faça uma esfoliação completa em seu corpo, sem esquecer dos pés e bumbum. O ideal é que a temperatura do banho seja fria (para a nossa infelicidade durante o inverno) ou morna. A água quente pode ressecar a pele, por meio da remoção da gordura protetora e facilitar a proliferação da oleosidade da pele. 

- Depois do banho, é indispensável uma esfoliação na face e nos pés. Por isso, antes de começar, faça uma limpeza no rosto e depois esfolie face e pés para eliminar as células mortas e permitir fácil acesso do hidratante, cada um com seu produto específico. A higienização do rosto é diária e necessária pela manhã e à noite. Foque, sempre, em regiões mais secas como calcanhares e cotovelos.

- Não esqueça do hidratante corporal, para os pés e para a face.Partes distintas do corpo exigem cuidados diferenciados. Lembrando que a hidratação da pele começa de dentro para fora, por isso, beba muita água. Sempre.

- Ao escolher a maquiagem, use sempre produtos de acordo com seu tipo de pele e jamais durma com ela, pois pode obstruir os poros, formar cravos e espinhas, além de deixar a pele mais oleosa.

 Aprofunde-se: passo a passo para a hidratação

1. Limpeza - para ter uma pele saudável é recomendado caprichar na limpeza e higienizar o rosto da maneira correta. Isso garante a remoção de células mortas, resíduos de produtos e excesso de oleosidade. Atenção na hora de escolher o produto para lavar o seu rosto. Não use sabonetes convencionais nessa região, normalmente eles são muito mais concentrados em hidratação ou com agentes de limpeza mais agressivos, o que pode acabar desequilibrando a região, provocando descamação ou até mesmo ressecamento excessivo da pele, que pode originar o aparecimento prematuro de linhas de expressão.

Agora, nada de ficar lavando toda hora a pele, isso irá estimular a produção excessiva do sebo. O rosto deve ser lavado, no máximo, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Para evitar possíveis agressões, seque-o com uma toalha macia pressionando-a sobre a pele, sem esfregar.

2. Tonifique - tonificar a pele é um processo que deve ser realizado todos os dias a fim de retirar os resíduos que possam ter ficado no rosto mesmo após a limpeza. Mas, não para por aí, o tônico também faz com que os poros voltem a seu tamanho normal.

Para tonificar o rosto, aplique o produto com algodão, dando leves batidinhas para que ele seja completamente absorvido pela pele.

3) Hidrate - com o rosto limpo e seco, chegou a hora de hidratar e proteger a pele. Se a sua é muito seca, escolha um creme de tratamento apropriado. Já para quem sofre com a pele oleosa, as águas termais garantem uma hidratação suave e controle oleosidade do rosto. Ao escolher seu hidratante, opte por um produto específico para seu tipo de pele para proporcionar boa elasticidade e um aspecto macio e suave.

Acerte a ordem

Se você ainda se confunde se o hidratante é antes ou depois do filtro solar, anote a sequência correta

1. Primeiro aplique o creme para área ao redor dos olhos. Dessa forma, você protege essa região, a mais sensível do rosto, de irritações causadas por ativos sensibilizantes dos próximos produtos.

2. Em segundo lugar, é a vez do hidratante facial, que vai ajudar manter a umidade da pele em dia e a aumentar a permeabilidade dos ativos.

3. Agora, sim, sua pele está preparada para receber o tratamento - seja um creme clareador à base de hidroquinona, um ácido contra as rugas ou uma substância indicada para combater a acne e a rosácea.

4. Por fim, o filtro solar. "Ele deve formar uma barreira de proteção externa. Nós não queremos que ele seja absorvido, pois funciona como escudo protetor", explica Érica Monteiro. Só então, é hora de usar a maquiagem.