Publicado 09 de Abril de 2013 - 14h36

tratamento contra câncer bucal

Divulgação

tratamento contra câncer bucal

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com a Campanha de Vacinação contra Gripe para idosos, também fará exames gratuitos de prevenção ao câncer bucal para diagnóstico de possíveis lesões. Além do exame realizado pelo cirurgião dentista da Rede Municipal de Saúde, entre os dias 15 e 26 de abril, a equipe de saúde bucal irá orientar e incentivar as pessoas sobre o método simples do exame para identificar anormalidades existentes na mucosa bucal.

No sábado, 20, Dia da Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra Gripe, os idosos imunizados serão convidados a participar da avaliação odontológica nas Unidades de Saúde da Vila Planalto, Vila João XXIII, Policlínica da Capela e no Centro Médico do Jardim São Matheus. O exame será feito das 8h às 17h.

Nos demais dias da campanha, de 15 a 26 de abril, para a realização do exame os interessados devem procurar de segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde da Vila João XXIII, Casa Verde, Três Irmãos, Von Zuben, Planalto e Policlínica da Capela, durante o período de atendimento odontológico (manhã e tarde). No Centro Médico do Jardim São Matheus haverá uma dentista diariamente das 7h às 10h e das 12h às 16h para atendimento aos idosos.

Não há necessidade de agendamento. O idoso interessado em realizar o exame preventivo precisa apenas se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima.

No ano passado, dos quase 6 mil idosos vacinados apenas 1.538 idosos aceitaram passar pelo procedimento, dos quais 14% apresentaram alguma alteração e foram encaminhados para nova avaliação. 

De acordo com coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Claudia Mattos, os cirurgiões dentistas da Rede Municipal de Saúde estão sempre em alerta em relação a lesões durante atendimento odontológico em adultos e nos grupos de diabetes e hipertensão. “As lesões são acompanhadas, tratadas e quando necessário encaminhamos o paciente para o Orocentro”, explicou a dentista.