Publicado 05 de Abril de 2013 - 17h05

Palestra Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios - IBE-FGV

Assessoria de Imprensa

Palestra Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios - IBE-FGV

“Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios” foi o tema da palestra ministrada nesta quinta-feira, 04 de março, pelo professor da Fundação Getulio Vargas, doutor Eduardo Maróstica, no Auditório do Centro de Convenções IBE de Campinas.

O objetivo da palestra foi capacitar os participantes a assumirem um espírito empreendedor, e, também, buscar identificar e desenvolver novos negócios em grandes corporações. Cerca de 300 pessoas compareceram no local.

 “A maior parte das novas empresas não passam de 2 anos de atividades pela falta de preparo do empresário. Ele tem que entender que, ao empreender, ele não tem mais salário. O que é da empresa, deve ser administrado para a empresa”, completou.

 

Veja mais algumas dicas do professor doutor Eduardo Maróstica.

-"Não empreenda por dinheiro. O empreendedor de sucesso sempre começa com uma boa ideia. O dinheiro é consequência."

 

-"Por que empreender? Quando faz o que se gosta, faz-se melhor que todos."

 

-"O Brasil faz 19 novos milionários por dia. Com certeza, nenhum deles trabalha para os outros..."

 

-"Principais causas para a 'morte' precoce das empresas: Desconhecer gestão; Zona de conforto; Falta de maturidade; Imediatismo".

 

-"Empreender não significa abrir sua empresa às 10:00 e fechá-la às 14:00, para ir à praia. É preciso disciplina para o negócio não quebrar".

 

-"Não queira abrir um negócio para deixar outra pessoa gerindo, enquanto você fica em casa só recebendo lucros. Você encontrará sérios problemas".

 

-"O custo é uma certeza, o retorno é uma esperança. Planeje muito bem o seu negócio antes de tomar qualquer decisão ou buscar um investidor."

 

-"Muitos empreendedores não conseguem captar recursos por não montar um bom plano de negócios."

 

-"Sociedade pode não ser um bom negócio. Mesmo que demore mais, vá em voo solo para o mundo do empreendedorismo."

 

-"Um empreendedor que não tem conhecimento já começa a empresa com dívidas, pois terá que pagar consultores para fazer de tudo."

 

-"O modelo da paciência no empreendedorismo: Pense -> Idealize -> Tente -> Faça -> Faça de novo -> Continue tentando -> Sucesso!"

 

Eduardo Maróstica fechou sua palestra com uma citação de Walt Disney: "Eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor".

 

Para os interessados em se aprofundar e se especializar, a FGV oferece o MBA em Gestão Empresarial. O curso tem por objetivo proporcionar uma visão global da empresa através do estudo de disciplinas fundamentais para a Gestão Empresarial; desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança; capacitar os participantes através de uma visão interdisciplinar, a tomar decisões coerentes, consequentes e seguras.

Veja também