Publicado 05 de Abril de 2013 - 14h27

Flávio Ricardo durante a palestra sobre Estratégia Comercial na IBe-FGV de Rio Claro

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Flávio Ricardo durante a palestra sobre Estratégia Comercial na IBe-FGV de Rio Claro

Tratar das constantes mutações nos perfis de mercados e clientes, a exigência de novos modelos de negócio e perfil do profissional, além dos vários fatores que podem aumentar a atratividade do negócio foram temas abordados pelo especialista e professor Flávio Ricardo durante a palestra que realizou na IBE-FGV de Rio Claro sobre Estratégia Empresarial.

O professor conduziu a palestra demonstrando como uma mudança de comportamento ou atitude pode modificar a performance do profissional e da empresa como um todo. Com várias dicas, Flávio deixou claro que as empresas, para alcançarem o sucesso, devem ter suas estratégias e objetivos muito bem definidos, mediante a ciência do que a empresa está oferecendo ao mercado. "Para definir o valor do seu produto/serviço, saiba quem são seus clientes, quais os seus requisitos e qual a sua valorização perante eles”, disse Flávio. "Evite tentar ser o 'melhor', pois sua estratégia pode ser facilmente copiada pela concorrência. Seja 'único'!", completou.

Para finalizar a palestra realizada no dia 02 de abril de 2013, o professor deu muitas dicas para quem deseja ser bem sucedido empresarialmente:

- "Um dos pontos importantes é a demonstração de como um comportamento, mudança de atitude, pode modificar radicalmente a performance do profissional e da empresa”.

- "É muito difícil para o empresário entender que a estratégia que ergueu sua empresa no passado pode acabar com ela, hoje".

- "Ao invés de se perguntar o que fazer para vender mais, procure entender qual é a necessidade do seu cliente”.

- "Algumas empresas passaram a chamar seus vendedores de 'consultores'. O problema é que a maioria vira consultor do produto, não do cliente".

- "Estamos na era da 'EXteligência', onde a empresa não pode mais contar apenas com o próprio conhecimento, mas sim com o externo".

- "A máxima 'dinheiro gera dinheiro' é coisa do passado. Hoje, conhecimento e atitude geram dinheiro".

- "Não tome grandes decisões baseado em dados de pesquisas de comportamento. Conheça melhor o seu cliente e tire suas próprias conclusões".

Mais informações:

Flávio Ricardo Rodrigues também atua  no mercado como consultor em gestão empresarial orientada ao marketing.