Publicado 07 de Abril de 2013 - 5h00

Arroz Boiabá, farofa de cenoura, vinagrete e couve acompanham as várias opções de carne no Boiabá

Janaína Maciel/Especial para a AAN

Arroz Boiabá, farofa de cenoura, vinagrete e couve acompanham as várias opções de carne no Boiabá

O churrasco preparado com carnes nobres e as guarnições diferenciadas são os carros-chefes do Boiabá, em Barão Geraldo. Inaugurada em junho do ano passado, a casa é a concretização de um projeto que o chef Daniel Veríssimo iniciou em 2000, quando foi estudar inglês em Londres e começou a trabalhar e a se identificar com a rotina de um restaurante. De volta ao Brasil, decidiu dedicar-se à área. Fez curso de cozinheiro chef internacional e se ladeou a Théo Medeiros na cozinha.

Para o próprio negócio, seguiu a premissa de que brasileiro gosta muito de carne e criou um cardápio enxuto, mas com pratos bastante elaborados, inclusive as saladas.

Um exemplo é a Salada Italiana (foto abaixo), com alface, rúcula, fatias finas de pera, presunto Parma, queijo parmesão e castanha ao molho cítrico. Ela serve bem duas pessoas e surpreende pelo sabor. O arroz que leva o nome do estabelecimento também vem ganhando elogios por sua combinação de arrozes branco e preto, ervas frescas como alecrim e tomilho, alho-poró e cebola roxa

.Salada Italiana do Boiabá leva alface, rúcula, fatias de pera, presunto parma e queijo parmessãoUm dos destaques entre as carnes é a costela bovina, oferecida como opção do dia (confirmar) – ela começa a ser preparada no dia anterior e passa a noite no forno combinado. Os mais pedidos, porém, são a fraldinha, servida com arroz branco, legumes e cogumelos grelhados, farofa de bacon com ovo e vinagrete, e o chorizo, acompanhado de batatas assadas com ervas, farofa de cenoura e molho chimichurri. “A intenção é que o cardápio seja bastante brasileiro”, conta Veríssimo.

Há ainda opções com aves, carne suína e peixe, como o pintado servido com arroz Boiabá, banana frita e molho de alcaparras. Para finalizar, vale provar a suave compota de goiaba com mascarpone. “É uma versão moderna de Romeu e Julieta”, diz o chef, que ainda destaca entre as sobremesas o abacaxi flambado ao vinho do Porto com sorvete de creme e o pudim de leite condensado.

Antes de pedir a conta, vale caminhar pelo ambiente e observar a decoração composta por antiguidades cedidas pelo pai de Veríssimo, o “seu” Osmar. Há relógio cuco de parede, ferros de passar e ferramentas que mostram que tudo ali funciona harmoniosamente.

RESTAURANTE BOIABÁ

Rua Maria Ferreira Antunes, 116, Barão Geraldo. f. (19) 3289-0988

De terça a sexta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h; sábados, das 11h às 16h e das 18h30 às 23h30; domingos e feriados, das 11h30 as 16h.