Publicado 09 de Abril de 2013 - 7h00

Colunista Amir Calil

Divulgação

Colunista Amir Calil

Pensamento

"Pode-se facilmente compreender uma criança que tenha medo do escuro. A verdadeira tragédia da vida é quando homens e mulheres adultos têm medo da luz." (Platão)

Hoje

- Assistam nesta terça-feira, no Canal 20, às 22h30, o Programa de Edmo Bernardes. Três representantes do setor contam as trajetórias das suas revistas. Dificuldades, editoriais, auditagem e tudo o que acontece nos bastidores para colocar as suas publicações no mercado. Fred Sá - Revista ArqArt, Tâmara Spanghero - Revista Realiza e Cristina Cartolano - Revista Mídia Brasil

- Cumplem años: Bárbara Vassimon, Jose Ayrton Dinamarco Roxo, João Paulo Fortes Guimarães, Hortência de Cássia Silva, Vera Azevedo, Walter Olivato, Maria da Graça Foresti Chiconelli, Joyce Pascovitch, Maria Julia Ribeiro Abrahão, André Pinto Coelho Sant'Anna e Robes Britto.

- Regina e Sofia Angerami, da Le Sofiah, lançam a linha de Doces Oportunité. A happy hour será comandada por Nenê Mangolini.

- A Lide Interior SP1 promove no Espaço Golf, um almoço-debate com a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território de Portugal, Assunção Cristas. O evento, que é destinado a filiados do LIDE e autoridades convidadas, não abordará somente os rumos da relação bilateral luso-brasileira no que diz respeito à Agricultura, mas também discutirá caminhos para grandes oportunidades de negócios entre os dois países, levando em conta o potencial do agronegócio do interior. A ministra integra uma missão de empresários portugueses que, além de passar pela região de Ribeirão Preto, também terá compromissos em São Paulo e Brasília, onde deverá se encontrar com a presidente Dilma Roussef.

MISS SÃO PAULO 2013

- O evento que promete agitar a cidade de São Paulo neste mês de abril apresenta suas finalistas para o concurso que antecede ao maior prêmio de beleza do mundo, o Miss World.

Concurso

A seleção entra na sua reta final, a partir do dia 9 de abril com a entrega das faixas e regulamento dos candidatos ao Mister e Miss SP. E, no dia 10 de abril, eles participam da prova Best Model, que será aberta à imprensa e convidados, no Hotel Pergamom, na Rua Frei Caneca, 80 às 10:00h. Depois, seguem para o Palácio do Governo para um encontro com o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Entre os dias 11 e 12 de abril, os candidatos irão participar do ensaio para a final, da prova Beauty & Mister Fitness, Beleza com Propósito, Prova de Talentos e da Prova Esportiva, que acontecerá na cidade de Sumaré.

A final do evento acontece no dia 13 de abril, também na cidade de Sumaré, em um evento aonde os candidatos vão se apresentar em trajes de banho e noite e, assim, conheceremos a Miss São Paulo World e o Mister São Paulo.

Coletiva

O restaurante Gracia e a Agência Allure têm o prazer de convidar a imprensa para uma coletiva de apresentação dos candidatos Mister e Miss SP 2013. O evento que promete agitar a cidade de São Paulo neste mês de abril apresenta seus finalistas para o concurso, que antecede ao maior prêmio de beleza do mundo, o Miss World.

Durante a coletiva, as candidatas farão uma breve apresentação, onde serão escolhidos o Mister e a Miss Elegância do concurso, que terá a sua final no dia 13 de abril, na Cidade de Sumaré, no Clube Recreativa, onde também serão realizadas as provas classificatórias, desfiles, entrevistas com as finalistas do concurso e o resultado da prova Popularidade.

Dilma foge de Brasília para a festa de Marisa

Sonia Racy e Thais Arbex

A presidente Dilma Rousseff saiu discreta e sigilosamente de Brasília na noite de sábado para comemorar os 63 anos de Marisa Letícia em São Paulo. O Planalto apenas informara que a presidente teria uma "agenda privada". Dilma e cinco ministros do governo participaram da festa surpresa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva armou para sua mulher no restaurante Rodeio, nos Jardins, bairro nobre da capital. A presidente chegou por volta das 21h30 ao local, permanecendo na festa por aproximadamente duas horas. Dilma estava num um Ômega prata - carro não oficial. O trajeto de Brasília a São Paulo foi feito em avião presidencial.

A presidente foi aplaudida ao entrar no salão e fez questão de cumprimentar um por um antes de se sentar entre Lula e Marisa. Entrou e foi embora pela porta dos fundos, que dava acesso direto à área reservada à festa. Era quase meia-noite. A assessoria de Dilma disse que ela embarcaria direto para Brasília. Em uma semana, a festa foi o segundo evento secreto de Dilma. Na quinta-feira passada, ela também deixou a capital federal e reuniu-se com Lula, o ministro Aloizio Mercadante (Educação), o ex-ministro Antonio Palocci e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, por sete horas no Hotel Unique, em São Paulo.

O Planalto não informou o custo da diária e também, por se tratar de "agenda privada", não forneceu detalhes. Lula tirou Marisa do apartamento em São Bernardo com a desculpa de que iriam a casa de um dos filhos. A festa reuniu 90 pessoas - acomodadas em 15 mesas - e entrou na madrugada regada a picanha e doses de whisky. Entre os convidados estavam os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Marta Suplicy (Cultura), Alexandre Padilha (Saúde), Mercadante e Guido Mantega (Fazenda), além do cabeleireiro Wanderley Nunes e do médico do casal, Roberto Kalil. O prefeito Fernando Haddad e a família também prestigiaram Marisa.

A lista foi feita por Lula. Os convidados insistiam em dizer que conversas políticas não entraram em pauta. Padilha, que juntamente com Marta, Mercadante e Mantega é cotado para candidato do PT ao governo de São Paulo em 2014, foi um dos últimos a chegar. Como já era tarde, ficou só na saladinha. Dispensou a carne. O cardápio era livre e cada convidado podia pedir o que desejasse.

O presidente do PT, Rui Falcão, foi o primeiro a deixar a festa e não cantou o 'Parabéns a você' - que foi duplo. Mantega, que faz aniversário no mesmo dia que Marisa, ajudou a apagar as velinhas e a cortar o bolo. Marisa se emocionou com a surpresa, principalmente quando viu o bolo, enfeitado com bonequinhos dela e de Lula pescando. A cesta do ex-presidente vazia, contrastando com a de Marisa cheia de peixes. Mensalão Lula e Marisa deixaram o restaurante de madrugada, com o carro lotado de presentes. Questionado por repórteres na saída sobre o pedido de investigação sobre seu suposto envolvimento com o mensalão, Lula fugiu da pergunta. "Foi surpresa", disse, referindo-se à festa. (O Estado de S. Paulo)

Peugeot antecipa lançamento do modelo 208

A Orleans Peugeot, concessionária exclusiva da marca Peugeot do Brasil em Ribeirão Preto (SP), acaba de apresentar, em um café da manhã para convidados, o novo modelo Peugeot 208 do Grupo PSA Peugeot Citroën.

Baseado numa proposta inovadora, o 208 reinterpreta o prazer de condução apoiado em três eixos: design que combina dinamismo e elegância, experiência de condução, marcada por uma arquitetura interior totalmente repensada, além de tecnologia expressada pela oferta de equipamentos antes encontrada somente em segmentos superiores.

Com o motor 1.5 L Flex, o 208 conquista a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, do Inmetro. O modelo também é oferecido com o propulsor 1.6 L FlexStart, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio.

O novo hatchback compacto chega com três anos de garantia total e um pacote de revisão com preços fixos bastante competitivos. Para criar um automóvel capaz de seduzir uma grande variedade de clientes em todo o mundo - com expectativas em constante mudança - não bastava uma simples remodelação. Dessa forma, o projeto de concepção do hatchback 208 recebeu, desde o início, a especificação mais ousada já estabelecida pela Peugeot para desenvolver um veículo. A operação estratégica deve representar um salto de geração no segmento B (carros compactos).

A marca não hesitou, contudo, em reconsiderar diferentes princípios estabelecidos com o propósito de reinventar os códigos nos quais os ícones 205, 206 e 207, por exemplo, se baseiam para criar este que é agora o herdeiro natural da série 200, que vendeu mais de 15 milhões de unidades no mundo em 30 anos, sendo quase 600 mil no Brasil desde 1999.

Apoiada na estratégia de internacionalização cada vez maior de suas operações, a Peugeot Citroën decidiu pelo desenvolvimento e produção do 208 no Centro de Produção de Porto Real (CPPR), no Sul Fluminense, apenas um ano após seu lançamento mundial na Europa. As unidades fabricadas no Rio de Janeiro irão abastecer o mercado nacional e a Argentina de forma prioritária, além de parte da região da América Latina. Como um veículo global, o Peugeot 208 sai também das linhas e montagem de Poissy (França) e Trnava (Eslováquia).

A concepção do 208 durou três anos e foi realizada em paralelo com a França. Foram consideradas as necessidades do mercado e dos clientes brasileiros desde o início do desenvolvimento na Europa.

Cerca de 780 colaboradores do país participaram do projeto, que contou com o investimento de R$ 800 milhões, parte dos R$ 3,7 bilhões injetados no país pelo Grupo PSA Peugeot Citröen entre 2010 e 2015.

Com o 208, a Peugeot completa a renovação de sua gama de veículos no Brasil, que em 2010 iniciou uma forte ofensiva comercial que contabiliza nada menos que oito lançamentos (3008, 408, RCZ, 408 THP, 308, 508, 308 CC e 308 THP). O novo hatchback inaugura uma nova fase de crescimento para a marca no país, que hoje dispõe de uma gama de veículos particulares totalmente alinhada à Europa. Baseada em quatro eixos de produtos – Compactos, Médios, Premium e Utilitários – o 208 se apresenta como uma dos mais importantes peças da estratégia de atuação da marca.