Publicado 07 de Abril de 2013 - 18h44

Por France Press

Morador de La Plata retorna para sua casa e encontra rastro de destruição

France Press

Morador de La Plata retorna para sua casa e encontra rastro de destruição

O temporal seguido de inundação que castigaram entre terça e a madrugada de quarta-feira La Plata (63 km ao sul de Buenos Aires) afetaram 350.000 personas, deixando 51 mortos e prejuízos de US$ 5 bilhões, informou neste domingo o governo comunal.

"Mais de 350.000 vizinhos foram afetados direta ou indiretamente pelo temporal, com prejuízos econômicos de 2,6 bilhões de pesos (5 bilhões de dólares), segundo uma estimativa regional divulgada pela agência oficial Télam.

Outras oito pessoas morreram devido às chuvas torrenciais de terça-feira na cidade de Buenos Aires (capital federal) e sua periferia, o que elevou a 59 o número total de vítimas fatais no país, segundo informes sanitários.

A inundação danificou ou devastou quase 60.000 moradias, 25% do total de La Plata, de 900.000 habitantes, segundo a representação local.

Uma ampla operação oficial de ajuda aos desabrigados estava em execução neste domingo, com o abastecimento de água potável, alimentos, remédios, roupas e colchões.

As autoridades meteorológicas de La Plata registraram a marca histórica de 400 milímetros de chuvas em menos de seis horas durante o temporal.

Urbanistas e engenheiros especializados em hidrologia disseram nesta semana que o crescimento descontrolado e sem planejamento da superfície edificada de Buenos Aires e La Plata foram os motivos principais da catástrofe.

La Plata é um centro comercial, industrial e universitário, e capital da província de Buenos Aires (centro-leste), o maior distrito argentino com 16 milhões de moradores.

Escrito por:

France Press