Publicado 05 de Abril de 2013 - 13h30

Por France Press

O tribunal alemão de patentes considera nula a patente europeia da Apple, que protegia o gesto horizontal do dedo para desbloquear o iPhone, impugnado por seus concorrentes Samsung e Motorola, segundo um comunicado recebido nesta sexta-feira.

O tribunal considera em sua decisão que este gesto não é uma inovação tecnológica em si, e por isso não pode ser objeto de uma patente europeia.

"Pelo contrário, estas características servem para tornar esta função mais fácil para o usuário e mais clara, mas não resolve um problema técnico", afirma o comunicado do tribunal.

A Apple pode apelar desta decisão.

"Esta patente não é nem de longe tão estratégica quanto famosa. Cada usuário de um smartphone com uma tela touchscreen precisa fazer este gesto frequentemente, mas a patente não cobre todas as formas de 'deslizar para desbloquear', apenas algumas, e os concorrentes da Apple já desenvolveram gestos alternativos", explica em seu blog Florian Muller, especialista de patentes no setor de alta tecnologia.

A Alemanha é um dos terrenos privilegiados da guerra travada pelos grupos de alta tecnologia sobre suas patentes, devido a uma legislação considerada protetora para os donos das patentes, em particular no campo tecnológico.

Escrito por:

France Press