Publicado 28 de Março de 2013 - 18h13

Não é preciso passar 8 horas por dia navegando na rede em busca de oportunidades

Divulgação

Não é preciso passar 8 horas por dia navegando na rede em busca de oportunidades

É quase uma lei para quem está desempregado passar horas e horas conectado a sites em busca de oportunidades de emprego. Porém, segundo especialistas, ficar horas em busca de oportunidades anunciadas por empresas para garantir uma nova posição no mercado é perda de tempo.

Com a tecnologia, ficou muito mais fácil encontrar vagas de trabalho, ao ponto que o trabalho dos recrutadores aumentou. Por isso, as empresas preferem contratar pessoas indicadas por funcionários. Então, enviar milhares de currículos pode ser ineficiente. Confira algumas dicas de como encontrar um emprego rápido:

Priorize:

A primeira etapa começa com a construção de uma lista com 40 potenciais empregadores. As empresas para as quais você sempre sonhou em trabalhar, os empregadores dos seus ex-colegas de faculdade, etc. Em seguida, marque as empresas que têm colaboradores que você conheça trabalhando lá. Assim, ficará mais fácil ser contratado.

Contato:

Procure os conhecidos que estejam trabalhando para as empresas do seu interesse. Vasculhe entre ex-alunos de cursos que você frequentou, ex-colegas de trabalho, e conhecidos em geral. São estas pessoas que poderão dar as tão importantes referências suas para os recrutadores.

Prepare-se:

Assim que você obtiver uma resposta positiva de algum dos seus novos contatos, comece a pesquisar a empresa. Entre no site e verifique as notícias mais recentes veiculadas pelos meios de comunicação. Chegar bem preparado para a conversa vai aumentar as chances de você conseguir ser convocado para uma entrevista formal de emprego mais para frente.