Publicado 16 de Janeiro de 2013 - 12h09

Sua pele saudável e livre de celulites

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Sua pele saudável e livre de celulites

Exite um mal comum entre as mulher que chega a ser pior que cabelo ressacado no verão: a celulite. Eis que ela permanece por estações. Para você que não tem, considere-se um caso raro, pois cerca de 90% da ala feminna mundial tende conviver com a famosa gordurinha. Tentando aliviar o stress diário que passamos por conta delas (que saia usar, qual vestido ideal para disfarçá-las, shorts, bermuda etc), separamos 6 dicas para disfarça-la e aproveitar o verão sem preocupação. 

Mas afinal, o que é celulite?

Gorduras em excesso na hipoderme (camada mais profunda da pele) aliadas a retenção de água e ao envelhecimento do tecido conjuntivo, causam um aspecto denominado de 'casca de laranja', aquelas camadas profundas que se exaltam quando o músculo é pressionado. A esse 'fenômeno' ousamos chamar de C E L U L I T E.

Pra quem não sabe, há dois tipos de celulite: aquela que é visível para tudo e todos, e aquele que se mostra quando a pele é pressionada. Para o bem para o mal, a segunda é mais fácil de tratar. Mas não se afinja, nos dois casos há salvação. Mas não esqueça, quanto mais velhas ficamos, mais visível se torna a celulite, já que a nossa pele também  envelhece. Por isso, chega de perder tempo e vamos as dicas para amenizar as terríveis celulites e mostrar quem é que manda no próprio corpo. Tá à espera de quê? Mãos na massa (ops!).

Primeiro passo: Xô toxinas. Gordura, carboidrato e companhia, diga adeus a eles (abre-se exceção aos finais de semana, desde que ingeridos com moderação). A água, tanto quanto a água de coco, possuem propriedades hidratantes, e essa é a melhor forma de eliminar as toxinas do corpo. Por isso, beba cerca de dois litros de águas por dia e substitua o refrigerante por suco. E suco natural, nada de sucos em pó. 

Segundo passo: Alimentação. Se sua mãe vive dizendo pra você comer direitinho, ouça. A base para uma pele saudável e livre de estrias e celulite está na alimentação balanceada, repleta de nutrientes e vitaminas e vazia de carboidratos, sal e gorduras.  Então, já sabe, mudanças de hábitos. 

Terceiro passo: Aproveite as mudanças alimentares e inclua no cardápio uva escura, azeite de oliva extravirgem e  cacau, pois são fontes de antioxidantes e colaboram para melhora da circulação, diminuindo as celulites e dando um aspecto saudável para a aparência e textura da pele. O cacau pode ser salpicado em frutas assadas. O azeite de oliva pode ser usado em saladas ou ainda substituir a manteiga.

Quarto passo: Prisão de ventre. Quem sofre com esse mal é mais suscetível ao desenvolvimento da celulite, já que o intestino não funciona corretamente, ocorrendo assim um acúmulo de gorduras no organismo. Por isso a ingestão de fibras deve ser aumentada, os alimentos devem ser bem mastigados e lanches durante a noite devem ser evitados. 

Quinto passo: Exercícios. Não há recompensa sem sofrimento, não é mesmo? Claro que não. Exercícios fazem bem para saúde e não é preciso sofrer para alcançar um corpo saudável. Faça exercícios aeróbicos e localizados ao menos três vezes pro semana. Comece com exercícios leves, como alongamento e esteira. Depois vá aumentando a intensidade. 

Sexto passo: Relaxe. Até porque, depois de tudo isso, você merece não é mesmo? Respire fundo e com profundidade, além de tranquilizar a mente, respirar corretamente pelo diafragma ajuda a queimar gordura e consequentemente a eliminar a celulite. Aproveite a seção terapia corpo-mente e peça uma seção de massagem localizada, para modelar a massa do corpo. 

Foto: Divulgação.

Agachamento

Agachamento

Exercício em casa

Se não tem como ir a academia, deixe a preguiça de lado e olha só essas opções de exercícios físicos para fazer em casa:

Agachamento

De pé, mantenha as pernas ligeiramente afastadas e dobre um pouco os joelhos, mantendo os pés bem apoiados no chão. Faça o movimento de como se fosse sentar numa cadeira e retorne à posição inicial vagarosamente, contraindo bastante os músculos do bumbum. Repita este movimento 45 vezes, mas descanse a cada 15 repetições.

Elevação pélvica

Deitada de barriga para cima, dobre as pernas e deixe os pés apoiados no chão. Levante o bumbum do solo o máximo que conseguir sem tirar os pés do chão, contraindo bastante os músculos do bumbum.

 

Auxiliares no combate à celulite

Para contribuir com os processos e estimular você, separamos uma listinha de produtos que podem auxiliar no tratamento. Vale lembrar que antes de utilizar qualquer medicamente (mesmo sendo hidratante), consultar um dermatologista é sempre uma boa opção. 

- Liposyne, da Vichy

- Creme Bio Redutor, da Natura

- Bye-bye celulite, da Nivea

- Redutor de celulite, da Payot

- Creme anti celulite, da Cellu sculp

- Gel redutor anti celulite, da Bio- Médicin