Publicado 08 de Novembro de 2012 - 18h13

Os modelos são variados: com saltão, tiras e fivelas

Divulgação

Os modelos são variados: com saltão, tiras e fivelas

Normalmente elas ficam escondidas nos armários por vários meses e só saem para as ruas durante o inverno. Mas agora as botas também são uma aposta para o Verão 2013. Nas passarelas dos desfiles internacionais da próxima estação elas chamam a atenção. Mas como os estilistas não pretendem matar ninguém de calor. Por isso, elas apareceram fresquinhas, em forma de sandálias gladiadoras.

Como tudo na moda volta, as gladiadoras também regressaram como uma das principais tendências das semanas de moda internacionais. Desta vez, elas aparecem mais altas e mais pesadas, se assemelhando bastante às botas. Os modelos são variados: com saltão, tiras e fivelas, algumas tem uma pegada fetichista, outras são rasteiras e mais delicadas e ainda há as mais fechadas, para os dias mais fresquinhos do verão.

Exemplos de modelos não faltam. Na semana de moda de Milão, a Versace mostrou modelos de sandálias pesadas, com tiras até o joelho e bico fino, enquanto a Salvatore Ferragamo fez botas até os joelhos com a parte dos pés aberta. Já a Altuzarra, que apresentou sua coleção na semana de moda de Nova York, apresentou as sandálias gladiadoras com pegada fetichista: bem altas e pesadas, com tiras de couro e fivelas em dourado, enquanto a Acne apresentou uma gladiadora modernizada, com tiras horizontais até o joelho e parte debaixo semelhante às sandálias masculinas.