Publicado 08 de Novembro de 2012 - 18h02

Já presente de forma natural no corpo humano, o colágeno é um componente essencial para os tecidos e para o sistema esquelético.

Responsável pela elasticidade da pele, tônus muscular, saúde das cartilagens e articulações, fortalecimento das unhas, além de ser ótimo para a vitalidade dos cabelos, essa proteína tem ganhado olhares, principalmente das mulheres, quando o assunto é beleza e jovialidade.

Apesar do colágeno fazer parte naturalmente do corpo, após os 25 anos as pessoas começam a sofrer com a queda de produção de colágeno, o que se agrava aos 50 anos, quando o organismo passa a produzir apenas 35% do colágeno que necessita. E é nesse momento que os suplementos entram em ação em prol da saúde.

Você sabia?

As principais fontes naturais de colágeno é a carne vermelha, porém a ingestão do colágeno através da alimentação nem sempre é suficiente e absorvida de forma adequada pelo organismo.

Colágeno hidrolisado e cápsulas

Os suplementos de colágeno chegam para ajudar, principalmente as mulheres, a manter a pele jovem e o corpo equilibrado.

A ingestão da suplementação diária não só auxilia na recomposição, mas também ajuda a estimular a produção de colágeno natural.

O benefício o colágeno em pó (hidrolisado) é a absorção mais eficaz da proteína.

Já no caso das cápsulas, pode ocorrer do organismo não absorver o colágeno de forma integral.

Vale lembrar que cada organismo reage de uma forma, por isso é importante o acompanhamento e as orientações de um especialista.

Tanto o colágeno em pó quanto em cápsulas são fáceis de encontrar em lojas de produtos naturais ou em grandes farmácias, e podem ter aromas artificiais de laranja ou limão, algumas enriquecidas com vitaminas A e C.

As maravilhas do colágeno

Além de retardar o envelhecimento e prevenir rugas, o colágeno ajuda, em alguns casos, a minimizar alguns sinais do tempo e celulite já existentes na pele.