Publicado 09 de Novembro de 2012 - 18h09

Cachorros no canil da Associação Amigos dos Animais de Campinas - AAAC

Bianca Pissardo

Cachorros no canil da Associação Amigos dos Animais de Campinas - AAAC

Um levantamento do 'Bichos e Pets', do portal RAC, realizado nas principais associações protetoras de Campinas mostrou que a cidade possui cerca de 300 animais, entre cães e gatos, totalmente aptos a serem adotados pela população, que segundo o último Censo, chega mais de um milhão de pessoas. Além destes, outros dois mil passam por recuperação em casas de voluntários e clínicas, aguardando o momento de encontrar um novo lar.

Os números foram fornecidos pela AAAC (Associação Amigos dos Animais de Campinas), UPA (União Protetora dos Animais), GAAR (Grupo de Apoio ao Animal de Rua), IVVA (Instituto de Valorização da Vida Animal), CCZ (Centro de Zoonoses de Campinas) e Resgatinhos, especializada no recolhimento de gatos.

Na média, cerca de 120 cães e gatos são adotados na cidade todos os meses, porém, o número de recolhimentos ou de animais que chegam às associações precisando de cuidados segue a mesma proporção. Por isso, as entidades apostam nas feiras de adoção, que acontecem semanalmente na cidade, para fortalecer a ideia da adoção.

“Existem várias dificuldades na adoção de animais. As pessoas têm uma grande resistência a adotar gatos já adultos, assim como aqueles padrões menos 'populares', como os animais pretos”, afirmou a ativista Marilena Cantizani, da Resgatinhos. De um modo geral, a preferência das pessoas na adoção são pelos filhotes e animais que sejam de raça ou perfeitos.

A maior parte desses animais ficam na casas de voluntários. “Trabalhamos desta maneira pois acreditamos que é melhor o animal sair da rua e encontrar uma casa do que viver em um canil”, comentou Daniel Roncato Tomazini, da IVVA. “A principal dificuldade do trabalho é o alto custo para recuperar e manter os animais até a adoção”, ressaltou. Por isso, as entidades contam com apoio de pet shops e até hotéis para cães.

Se você quer adotar um cachorro ou um gato, procure por uma entidade:

Resgatinhos: http://www.resgatinhos.com.br/

AAAC (Associação Amigos dos Animais de Campinas): 3276-2244 - http://aaaccampinas.wordpress.com/

UPA (União Protetora dos Animais): 3295-1772 - http://www.upanimais.org.br/

GAAR (Grupo de Apoio ao Animal de Rua): http://www.gaarcampinas.org/

CCZ: 3245-1219 - http://ccz.campinas.sp.gov.br

IVVA (Instituto de Valorização da Vida Animal): 3012 7753 - http://ivva-campinas.org.br/