Publicado 23 de Novembro de 2012 - 15h51

PataPés

Divulgação

PataPés

No próximo domingo, 25, acontece no portão 2 da Lagoa do Taquaral, em Campinas, a 18a PataPés.

O evento consiste em angariar fundos para as Ongs participantes, em busca de auxílio para os animais carentes que vivem em abrigos e até na casa dos voluntários e que esperam por um adotante.

 

Foto: Bianca Pissardo.

Bianca Pissardo

Gato abrigo AAAC

Para Magali Lamas, voluntária da Associação Amigos dos Animais de Campinas, esse tipo de evento é muito importante para a sobrevida dos abrigos. “Para nós da AAAC é de extrema importância esses eventos periódicos de arrecadação de fundos, já que no final do ano as doações tendem a cair bastante, o que dificulta a manutenção do abrigo.”

 

Já para Vicente Carvalho, presidente da União Protetora dos Animais, é mais uma oportunidade de chamar a atenção das pessoas para a causa animal. “A 18a PataPés é um evento muito importante para as Ongs, protetores independentes e para a população que ama os animais. Nesse tipo de encontro é que esses protetores se conhecem, interagem e seria muito bom contar com a presença de todos, principalmente porque tudo o que for arrecadado com a venda de camisetas será revertido para as entidades de proteção.”

 

A posse responsável é outro ponto abordado nesses eventos e encontros de Ongs. Para Regina Valverde, voluntária do Grupo de Apoio Voluntário ao Animal Abandonado (GAVAA) é uma oportunidade para a sociedade conhecer o trabalho sério de algumas associações. “A importância do PataPés é divulgar o nosso trabalho voluntário e a importância da posse responsável. Como a renda será revertida para as Ong´s nós temos que agradecer e retribuir o carinho. Quanto mais pessoas participarem, maiores serão as chances das Ong´s de acolherem, tratarem de mais cães e gatos.”

 

“É uma alegria participar de um evento dessa dimensão, em um lugar como a Lagoa do Taquaral que recebe tantas pessoas todos os finais de semana. O benefício do PataPés vem através da conscientização e da participação de todos em prol de entender e respeitar os animais. Hoje são mais de 290 bichos no nosso abrigo, que está totalmente superlotado, e a ajuda que esse evento vai nos proporcionar é extraordinária”, comenta Vera Regina, voluntária da Pata Amiga.

  

Para as associações e voluntários, toda ajuda é benéfica, já que na maioria dos casos as pessoas que se solidarizam e recolhem os animais acabam pagando tratamento e abrigo com os próprios recursos. “Toda ajuda que recebemos é uma alegria. Ser uma das Ongs participantes desse evento é muito bom já que nós voluntários vivemos e ajudamos com o que temos, que nem sempre é o suficiente para a demanda de animais que chegam até nós”, fala Edite Melo, voluntária do Instituto de Valorização da Vida Animal (IVVA).

 

Foto: Bianca Pissardo.

Bianca Pissardo

Cachorro em abrigo em Campinas

 

Dados

Hoje, somente em Campinas, são mais de 2.300 animais, entre cães e gatos, a espera de um lar.

Em média, são adotados cerca de 120 animais por dia, mas a demanda não supre a quantidade de bichos abandonados pela cidade. Veja mais dados clicando aqui

Eventos beneficentes são vitais para as instituições e voluntários que contam apenas com a ajuda de doações.

 

A 18a PataPés contará com atrações para crianças, adultos e também para os animais. Veja:

-Caricatura dos animais

-Pula-Pula para as crianças

-Concurso “miss” e “mrs” PataPés 2012

 

Confira as Ongs participantes:

* Pata Amiga

* I.V.V.A.

* GAVAA

* A.A.A.C

* UPA Campinas

 

Serviço

18a PataPés

Local: Portão 2 da Lagoa do Taquaral

Horário: 8h00

Inscrições para o Concurso “Miss” e “Mrs.” PataPés 2012 através do e-mail [email protected]

Valor: R$10

Toda a renda será revertida para as Ongs participantes. Esse valor dá direito a uma camiseta do evento.