Publicado 26 de Novembro de 2012 - 13h17

Projeto Memória Local em Indaiatuba com a fundação Toyota

Reprodução

Projeto Memória Local em Indaiatuba com a fundação Toyota

Com o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública e registrar a história local dos municípios, o projeto Memória Local na Escola, criado pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá, promove a cerimônia de encerramento de suas atividades em homenagem aos participantes da edição 2012, em Indaiatuba.

O evento será realizado no Bosque do Saber, dia 26 de novembro, das 19h30 às 21h. O público estimado é de 200 convidados, entre alunos, educadores, entrevistados e idealizadores do projeto. Também são aguardadas as presenças da secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, e do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, para a ocasião que celebra a quinta edição da iniciativa no município.

Com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, patrocinadora desde 2008, o projeto consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.

Os trabalhos realizados pelos alunos de terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental em 2012 serão expostos durante a cerimônia de entrega dos certificados aos professores e coordenadores que participaram da iniciativa. Haverá, ainda, um momento especial de homenagem e agradecimento aos entrevistados do projeto. Além disso, o evento contará também com a presença de um grupo de contadores de história a convite da Prefeitura.

Só neste ano, cerca de 1.272 alunos de 25 escolas do município participaram do projeto. A coordenação foi feita com mais de 100 profissionais de educação, que foram capacitados por técnicos do Museu da Pessoa e se tornaram multiplicadores da proposta que fomenta a criação de uma rede de conhecimento e valorização da história local.

Ao término do projeto, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em um livro artesanal da classe, uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa na internet e uma exposição pública produzida por um artista plástico.