Publicado 29 de Novembro de 2012 - 5h00

Por Delma Medeiros

Entorno do Teatro Castro Mendes reformado

Leandro Ferreira/AAN

Entorno do Teatro Castro Mendes reformado

A ligação de energia elétrica da nova cabine de força do Teatro Municipal José de Castro Mendes foi concluída ontem. A reabertura do teatro, fechado para reformas desde 2007, está confirmada para o dia 5 de dezembro, e os dois grupos programados para a primeira semana de funcionamento da sala de espetáculos, que haviam ficado de fora da agenda com a mudança de data, conseguiram ser inseridos e integram a programação de inauguração.

O show 'Bossa... Eternamente Nova', de Fernando Curti; previsto para o dia 3, foi transferido para 20 de dezembro; e o espetáculo 'Meu Amigo Raul', do grupo Teatro de Pano, com direção de Ton Crivelaro, passou de 2 para 21 de dezembro. Nesta quarta-feira (28) pela manhã, a CPFL Energia concluiu a ligação da rede elétrica com a cabine de força do teatro e os testes dos equipamentos já foram iniciados. O teatros será inaugurado com concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC).

“Já começamos a conectar os cabos dos vários equipamentos, depois fazemos testes individuais de iluminação, ar condicionado, sonorização, cenografia e instalações de combate a incêndio. Depois dos (testes) individuais (em que equipamentos ficam ligados a noite toda), ligamos todos os equipamentos juntos para testar o teatro com sua carga máxima”, explicou o secretário de Infraestrutura, Dirceu Pereira Júnior. Segundo ele, de domingo para segunda será testada a carga máxima, liberando o teatro na terça-feira, véspera da reabertura.

Para os produtores dos dois espetáculos que correram o risco de ficar de fora da programação, a sensação é de alívio. “Foi muito desgastante encarar a possibilidade de não fazer a apresentação depois de toda a produção pronta. Mas a secretária de Cultura (Renata Sunega) me chamou e acertamos um reagendamento para o dia 20. Já mudei a passagem do meu arranjador, que é do Rio de Janeiro, e estou trabalhando na divulgação da nova data. Vou encher o teatro”, afirmou Curti.

Ton Crivelaro, apesar de ter perdido a venda para uma empresa (que havia reservado 95 convites para o dia 5 e cancelou para a nova data por ser no dia de sua festa de confraternização), também está otimista. “Marcamos para 21 de dezembro, dia que o mundo vai acabar, então apresentaremos o último espetáculo teatral de Campinas”, brincou. “Acho que com o fim do mundo as pessoas estarão dispostas a gastar. Vai dar tudo certo”, comentou, dizendo que entendeu as explicações dadas pela Secretaria de Cultura.

Com o reagendamento, o espetáculo 'Quebra-Nozes', dos grupos Dança e Cidadania e Cia. Campinas de Dança de Campinas, previsto para ser apresentado dias 20 e 21, foi transferido para 22 e 23 de dezembro. “Felizmente conseguimos acomodar todos os grupos programados e ninguém será prejudicado”, disse a secretária de Cultura, Renata Sunega. Sobre a possibilidade da Sinfônica fazer duas apresentações no dia 5, Renata informou que a princípio isso está descartado. “Pelo que acertei com o Padilha (Marco, diretor administrativo), a Orquestra faz uma apresentação dia 5, às 20h30, com parte do teatro reservado às autoridades e o restante aberto ao público, com distribuição de convites até a lotação do espaço.”

Outro lado

A CPFL Energia contestou novamente a alegação do secretário de Infraestrutura de que a reabertura do Castro Mendes foi adiada porque a empresa atrasou a ligação com a nova cabine de força do teatro. “Tudo foi feito dentro do prazo acertado com a Prefeitura. Este é um processo longo que precisa atender as especificações técnicas, comerciais e de segurança da CPFL e houve alguns não entendimentos que tiveram que ser refeitos”, afirmou o gerente de negócios da CPFL Empresa, José Nannini Neto.

Depois da aprovação, a empresa tem que fazer a troca dos cabos e do transformador da rua para suportar a carga, que passou de 300 kVa para 746 kVa. A aprovação final da cabine foi no dia 23 último, quando a empresa fez orçamento para troca do cabo e transformador. “No dia 27 iniciamos as obras de ligação, que foram concluídas dia 28 às 8h38, dentro do prazo anunciado.”

 

Escrito por:

Delma Medeiros